GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO (RN): Município recebe parada teatral no combate ao Zika

  • Repórter
  • Data de publicação:
  • Atualizado em:

REPÓRTER: Atenção, moradores de Governador Dix-Sept Rosado! Na próxima sexta-feira, jovens da ONG Visão Mundial vão fazer uma parada teatral contra o Zika vírus, na Praça do Cemitério da cidade. Durante a ação, os integrantes da ONG vão recitar poemas e fazer um bate-papo com a comunidade sobre como combater mosquito, que transmite dengue, chikungunya e o vírus Zika. A expectativa é que cerca de 200 pessoas participem da atividade, que vai começar às sete horas da noite. Renata de Oliveira tem 14 anos e vai atuar na mobilização. Ela recitou o trecho de um dos poemas que vai ser lido, impresso e entregue à comunidade durante a Parada Teatral.

 

SONORA: Renata de Oliveira, integrante da ONG Visão Mundial

O assunto que vamos falar, todos precisam combater. Zika vírus e Aedes aegypti não podem mais viver. Se você quer sua família, sua vida e moradia, levanta do sofá! Vamos evacuar o lixo para nossa vida melhorar. Não podemos jamais deixarmos o mosquito escapar. A Visão Mundial está na luta contra o vírus da Zika, nos ajude você também.

 

REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, até agora, o Rio Grande do Norte tem 278 casos de microcefalia sendo investigados. A doença, que causa má formação no cérebro de bebês, pode ser causada pelo vírus Zika. Ao todo, 78 ocorrências foram confirmadas e 27 descartadas, no estado. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, faz um apelo para que a população se conscientize e pense nas mães das crianças com a doença.

 

 

SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro

 

“Imagine o que é uma mãe de família olhar para sua criança e vê-la com microcefalia e saber que essa criança nunca vai ter autonomia para se conduzir, que nunca vai ser independente e que vai precisar, para o resto de sua vida, de cuidados especiais. A única maneira que nós temos de evitar é eliminando o mosquito, porque você já elimina três doenças de uma vez só: a dengue, chikungunya e Zika.”

 

 

REPÓRTER: O Ministério da Saúde recomenda que cada família reserve 15 minutos, por semana, para exterminar o mosquito. Mais informações sobre como combater o Aedes aegypti podem ser encontradas na internet. O endereço é: combateaedes.saude.gov.br

 

 

Reportagem, Bruna Goularte