FREI GASPAR: Cidade recebe cinco mil doses extras da vacina contra a febre amarela

 Aproximadamente, quatro mil pessoas já foram vacinadas na cidade, segundo a secretaria municipal de saúde.

  • Repórter
  • Data de publicação:
  • Atualizado em:

LOC.: O Ministério da Saúde e a Secretaria estadual de Saúde enviaram cinco mil doses extras da vacina contra a febre amarela para impedir o avanço da doença na região de Frei Gaspar, onde uma pessoa morreu por causa da febre amarela. Aproximadamente, quatro mil pessoas já foram vacinadas na cidade, segundo a secretaria municipal de saúde. A coordenadora epidemiológica de Frei Gaspar, Grice da Silva, explica o esquema de vacinação.
 
TEC./SONORA: Grice da Silva, coordenadora epidemiológica.
 
“A gente começou a vacinação aqui em 12 de janeiro, começamos a vacinar todos os dias de sete da manhã a cinco da tarde, sábado e domingo. Seguindo o esquema: primeiramente o cartão, a forma de vacinar as crianças e as pessoas com duas doses completas. Então, pessoas que não têm nenhuma dose, toma a primeira dose, a segundo só com dez anos. Completamos as duas doses das pessoas que não tinham o cartão completo. Quem já tinha duas doses da vacina não precisava tomar. Crianças menores de quatro anos também estavam fazendo.  Porque criança hoje em dia toma com nove meses e a segunda com quatro anos. Então, quem já tinha um dose a gente estava completando a segunda e fazendo assim o esquema vacinal.”
 
LOC.: A vacina é recomendada, principalmente, para moradores da zona rural ou que vivem próximo a região de mata, porque esse é o ambiente do mosquito transmissor. O Ministério da Saúde orienta a população que reside nessas localidades a procurar imediatamente uma unidade de saúde se sentir sintomas como febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Adão Alves de 53 anos é trabalhador rural. E por isso tomou a vacina logo no início do surto.
 
TEC./SONORA: Adão Alves dos Santos, trabalhador rural.
 
“No início, quando alarmou tudo, isso foi uma correria danada, muito medo. Mas depois que as pessoas vacinaram, elas estão mais tranquilas e não estão preocupadas assim não. Até estranha porque estão acomodando muito rápido.’”
 

LOC: O Ministério da Saúde ressalta que quem tomou as duas doses da vacina está livre da febre amarela para o resto da vida. Para mais informações, acesse www.saude.gov.br