EXU (PE): Vacinação contra HPV atingiu apenas 7% das meninas entre 11 e 13 anos, no município

Segunda dose da vacina contra HPV está disponível nos postos de saúde de Exu, para proteger meninas entre 11 e 13 anos do câncer do colo do útero

  • Repórter
  • Data de publicação:
  • Atualizado em:

 REPÓRTER: O município de Exu, continua com apenas sete por cento das meninas, entre 11 e 13 anos, vacinadas contra o HPV, vírus que causa o câncer do colo do útero. O objetivo do ministério da Saúde é alcançar no mínimo 75 por cento das adolescentes nessa faixa etária. Os pais devem procurar um posto de saúde com urgência, para dar inicio a imunização. De acordo com o Instituto do Nacional do Câncer, somente em 2015, cerca de mil mulheres devem ser diagnosticadas com câncer no colo do útero somente, no estado de Pernambuco. A coordenadora de Imunização do estado, Ana Karina Melo, relata que, os pais estão proibindo as filhas de tomarem a segunda dose devido a notícias sobre reações adversas após a aplicação da vacina. Ela lembra, os benefícios da imunização para o futuro das meninas.
 
SONORA: Ana Karina. coordenadora
 
 “A importância de se vacinar pelo câncer do colo do útero é que é a terceira causa de óbitos por câncer no Brasil, e se eu tenho uma vacina que pode proteger e garantir que daqui a 20, 30 anos essa menina que vai se tornas uma mulher adulta, ao venha adoecer por um câncer que mais mata as  mulheres e eu tenho uma vacina, tenho a prevenção pra evitar tudo isso,é muito importante que seja feito o quanto antes.”
 
REPÓRTER: A vacina é segura e não tem contraindicação. O médico, Olímpio Ferreira de Almeida, ginecologista do Instituto Nacional do Câncer, reforça a importância de se tomar as três doses da vacina e detalha as possíveis reações causadas pela imunização.
 
SONORA:  Olímpio Ferreira de Almeida, médico
 
“Nos países desenvolvidos, não se fazia no primeiro momento o papanicolau, a incidência do câncer era de, 14 por cada 100 mil, 10 por cada 100 mil, quando começou a ser aplicada, mas no sistema organizado, eles reduziram a incidência do câncer do colo do útero de quatro a cinco para cada 100 mil mulheres, então, já reduziu bastante só com o papanicolau, agora com a vacina vai reduzir praticamente a zero.” 
 
REPÓRTER: As doses da vacina são aplicadas em um intervalo de seis meses, com um reforço após cinco anos. Meninas de nove e 10 anos já podem tomar a primeira dose da vacina que previne o câncer do colo do útero. As doses estão sendo aplicadas no posto de saúde da Rua Joaquim Ulisses, no centro de Exu.
 
Reportagem, Rodrigo Santos