ESPORTE: Natal recebe Tocha Olímpica neste sábado (4)

Símbolo vai sair do Forte dos Reis Magos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Natal está na rota de um momento único na história do esporte nacional, isso porque neste sábado, dia 4, a Tocha Olímpica vai percorrer as ruas da cidade. A programação para comemorar esse dia começa pela manhã. A partir das dez horas da manhã até às dez da noite, na Praça Augusto Severo, uma programação variada com shows e apresentações culturais vai entreter os que forem celebrar a chegada e passagem do símbolo Olímpico. Já na Areia das Dunas, outra programação também com apresentações musicais e de danças vai animar a região. O trajeto começa no Forte dos Reis Magos. Largo Dom Bosco, Capitania das Artes, Centro de Convenções e a Arena Das Dunas estão no percurso, que segundo a prefeitura, vai passar pelos locais de grande representação da capital. Ao todo, 110 pessoas vão conduzir o símbolo. Um deles é o ex-jogador de futebol José Souza, de 40 anos. Para José, poder participar de um momento como esse é um reconhecimento do que fez durante a carreira.

 

SONORA: José Souza – ex-jogador

 

“Motivo de orgulho, satisfação. Reconhecimento do seu trabalho, da sua história pelo que foi você fez no esporte, no futebol. A gente fica contente, feliz por ter sido lembrado e participar desse evento.”

 

REPÓRTER: Para incentivar o esporte local, o Ministério do Esporte fez diversos investimentos em Natal. Mais de três milhões de reais foram empregados pelo ministério para o Centro de Iniciação ao Esporte no município. Dezenove milhões e meio de reais foram destinados às federações estaduais de Judô, Taekwondo, Ginástica e Lutas Associadas. O objetivo é a compra de novos equipamentos para as modalidades.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

Outro investimento feito pelo Governo Federal foi feito em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com quase 12 milhões aplicados, uma pista oficial de atletismo e um campo de futebol foram entregues em 2014. Leonardo Picciani, ministro do Esporte, ressalta que a união entre todos os brasileiros será importante para os Jogos Olímpicos.

 

SONORA: Leonardo Picciani – ministro

 “É fundamental a participação de todos os brasileiros, em cada canto do país, em cada uma das nossas regiões. Dando essa força, criando esse sentimento, que é o sentimento que o espírito olímpico deve criar, de paz, amor e congraçamento.”

 

REPÓRTER: Além do investimento estrutural, o Ministério do Esporte também ajuda os atletas de alto rendimento de Natal. Ao todo, 23 atletas de modalidades olímpicas e dois de modalidades não olímpicas recebem o Bolsa Atleta. Outros três esportistas recebem o Bolsa Pódio.

 

Reportagem, Raphael Costa

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.