ELEIÇÕES: Em São Paulo, PT perde em redutos históricos do partido
REPÓRTER: No maior colégio eleitoral do país, com quase 32 milhões de eleitores, o Partido dos Trabalhadores (PT) perdeu forças em cidades importantes e em alguns redutos históricos. Além da capital, São Paulo, o partido perdeu as prefeituras de Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Embu das Artes, Barueri, Diadema, Carapicuíba, Itapevi, Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba.
Com 53,29 por cento dos votos válidos, João Doria, do PSDB, desbancou o prefeito Fernando Haddad, candidato à reeleição. O petista teve 16,7 por cento dos votos válidos. Mais de seis milhões e 945 mil eleitores compareceram às urnas na capital paulista. O número de abstenção ultrapassou um milhão e 940 mil eleitores.
Em Guarulhos, os candidatos Guti, do PSB, e Eli Corrêa Filho, do Partido Democratas, disputam o segundo turno na maior cidade da Região Metropolitana de São Paulo. Guti terminou o primeiro turno com 35,54 por cento dos votos, enquanto Eli Corrêa Filho foi para o segundo turno com 22,38 por cento.
Em Campinas, o prefeito Jonas Donizette se reelegeu no primeiro turno com 65,43 por cento dos votos válidos. Arthur Orsi, candidato do PSD, ficou em segundo na disputa pela prefeitura, com 15,43 por cento.
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) registrou 185 crimes eleitorais, sendo 147 de prática de boca de urna. Oito candidatos a vereador foram presos no estado, seis por boca de urna e dois por divulgação de propaganda no dia da eleição. Ao todo, 525 urnas foram substituídas em todo o estado.
Reportagem, Raphael Costa