ECONOMIA: Produção indústria avança 0,5% em setembro, segundo IBGE
Demais comparativos apresentaram queda
REPÓRTER: A produção industrial do Brasil cresceu meio por cento, é o que afirma o balanço divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. De acordo com o estudo, no mês de setembro a produção industrial aumentou meio por cento com relação a agosto.
No entanto, os demais comparativos apresentaram queda. Comparando com setembro de 2015 a queda na produção atingiu 4,8%, Essa é a trigésima primeira vez que a taxa permanece negativa, e a menos acentuada desde junho de 2015, quando apresentou uma queda de 2,6%. No acumulado de 2016 a marca negativa atinge os 7,8%, e no dos últimos 12 meses a queda atinge 8,8%. A média trimestral caiu 1,1%.
Das cinco Grandes Categorias Econômicas, apenas duas apresentaram crescimento, as de bens intermediários que subiu 1,2% e de bens duráveis que aumentou 1,9%.
Dos 24 ramos industriais, nove apresentaram crescimento, entre elas as de produtos alimentícios, indústrias extrativas, veículos automotores, reboques e carrocerias.
Dentre as demais que apresentaram queda, máquinas, aparelhos, materiais elétricos, perfumaria sabões, produtos de limpeza e higiene pessoal , produtos minerais não-metálicos e produtos farmoquímicos e farmacêuticos foram as que apresentaram maior queda.
Reportagem, Raphael Costa