ECONOMIA: Caixa Econômica Federal entra em processo de abertura de capital nas bolsas de valores
Para ministro da Fazenda, a abertura de capital da Caixa não vai privatizar o banco. A presidente do banco, disse que vai seguir modelo usado no BB Seguridade, do Banco do Brasil
REPÓRTER: O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e a presidente da Caixa Econômica Federal, Mirian Belchior, anunciaram nesta quarta-feira, o início da elaboração de estudo de viabilidade para abrir o capital da área de seguros do banco. Ou seja, colocar ações da área de seguros da Caixa para serem vendidas nas bolsas de valores para quem quiser comprar. O ministro da Fazenda Joaquim Levy, acredita que a abertura de capital da área de seguros da Caixa vai contribuir para que o banco tenha lucros no mercado. O ministro explica que, a abertura de capital não vai privatizar a Caixa Econômica.
SONORA: ministro da Fazenda, Joaquim Levy
“A Caixa Econômica continuará sendo uma empresa 100 por cento pública, mas a atividade de seguros, que hoje inclusive já tem sócios privados, nós vamos modificar de tal maneira que se abra o capital, que se faça essa oferta pública. E os objetivos aqui estão muitos claros, uma possibilidade de aumentar a presença da Caixa Econômica em um seguimento importante.”
REPÓRTER: O modelo de abertura de capital, que vai ser seguido pelo governo, é o mesmo aplicado no BB Seguridade, do Banco do Brasil, que em 2013, movimentou em oferta inicial nas bolsas de valores, mais de 11 bilhões de Reais, como conta a presidente da Caixa Econômica Federal, Mirian Belchior.
SONORA: presidente da Caixa Econômica Federal, Mirian Belchior
“Considerando a experiência do BB Seguridade, nós temos condições de fazer um bom trabalho, da mesma maneira. O parâmetro básico para o estudo será o processo realizado pelo Banco do Brasil. Para esse estudo, nós vamos convidar os principais bancos de investimento atuantes no país, vamos estudar a possibilidade de fazer abertura de capital de todas as participações que a Caixa tem na área de seguros.”
REPÓRTER: A abertura de capital da área de seguros da Caixa Econômica Federal foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff, no final do ano passado.
Reportagem, Cristiano Carlos