Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em 19 cidades atingidas por desastres naturais
Municípios estão localizados na Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Seu navegador não suporta áudio HTML5
O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em 19 cidades do Brasil atingidas por desastres naturais.
A falta de chuvas continua causando prejuízos no Nordeste. Na Bahia, as cidades de Abaré, Belo Campo, Boa Vista do Tupim, Dom Basílio, Ibipitanga, Ituaçu, Lafaiete Coutinho, Maetinga, Monte Santo e Presidente Jânio Quadros sofrem com a estiagem.
No Ceará, o município de Madalena passa por estiagem, enquanto Jaguaribe sofre com a seca, que é a falta de chuvas ainda mais prolongada.
Já no Rio Grande do Norte, os municípios de São Bento do Trairí e São Bento do Norte enfrentam a estiagem, assim como Nossa Senhora Aparecida, em Sergipe.
A seca aflige ainda o município mineiro de Augusto de Lima e a estiagem causa danos em Caxambu do Sul, em Santa Catarina.
Na contramão, os municípios gaúchos de Cristal do Sul e Coronel Bicaco registraram chuva de granizo.
Com o reconhecimento federal, gestores locais podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para socorro e atendimento à população, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.
É o que explica o coronel Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil. "O que o reconhecimento permite é que o Governo Federal, com todos os seus órgãos do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, atue em apoio ao estado. Essa é a primeira consequência. Mudando, inclusive, os seus processos administrativos para acelerar essa ajuda."
A solicitação de recursos para ações de defesa civil deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.
Também nesta quinta-feira, 26 de agosto, o MDR repassou recursos para ações de defesa civil em Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, Paulo Lopes, em Santa Catarina, e Sagrada Família, no Rio Grande do Sul, todas atingidas por desastres naturais.