CIDADANIA: Dia Nacional da Defensoria Pública terá ações no interior
O Programa Pai Legal também participará da ação, fazendo reconhecimento voluntário de paternidade e exame de DNA.
REPÓRTER: Em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública, em 19 de maio, a Defensoria Pública do Pará realizará ações de cidadania e serviços nos municípios de Anajás, Melgaço e Breves, no Marajó, de 10 a 18 de maio.
O evento consistirá na promoção da cidadania com a disponibilização de documentos civis básicos (carteira de trabalho e RG, com fornecimento gratuito de foto), segunda via e retificação de registro civil, divórcio de casais sem filhos, oferta de alimentos, orientação jurídica e atendimentos judiciais com a participação do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Pará.
O Programa Pai Legal também participará da ação, realizando reconhecimento voluntário de paternidade e exame de DNA. Os locais escolhidos, na Regional do Marajó, têm baixos índices de desenvolvimento humano, conforme as estatísticas do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
São regiões que enfrentam dificuldades de acesso a serviços básicos de cidadania, saúde e assistência jurídica, impostas pelas barreiras geográficas. Conforme a Defensora Pública-Geral, Jeniffer de Barros Rodrigues, a ação de cidadania é uma forma de ratificar o compromisso da gestão com seus assistidos, além de levar os serviços em forma de esforço concentrado, partindo do seu objetivo de trabalhar com demandas de massa e em grupos em situação de vulnerabilidade, como o Marajó, que possui uma população carente de prestação de serviços.