CARPINA (PE): Mutirão de combate ao Aedes passa por IPSEP e Santa Cruz
A ação vai contar com suporte de caçambas e máquinas retroescavadeiras
REPÓRTER: Atenção moradores de IPSEP e Santa Cruz. Nesta sexta-feira, dia 18, um mutirão de limpeza para combater o Aedes aegypti vai passar pelos bairros. A ação começa às oito horas da manhã. O objetivo é encontrar e eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue chikungunya e Zika. É importante que a população deixe o lixo na frente das casas para ser recolhido. O mutirão vai contar com suporte de caçambas e máquinas retroescavadeiras. Cerca de 200 agentes de combate ao Aedes vão estar nas ruas orientando a população sobre os cuidados que se deve tomar para evitar que o mosquito nasça. Além disso, Alunos da rede municipal vão atuar na parte educativa distribuindo panfletos, por exemplo. É fundamental que a população abra as portas das casas para vistoria dos agentes de combate, como pede a gerente de Vigilância em Saúde, da secretária Municipal de Saúde, de Carpina, Jael Maria.
SONORA: Gerente de Vigilância em Saúde, da secretária Municipal de Saúde, de Carpina, Jael Maria.
“Eu solicito a todos os moradores de Carpina que participem nessa campanha com a gente, com a Secretaria de Saúde, nesse combate ao mosquito. Deixe o agente de endemias entrar na sua casa, deixe o agente de endemias eliminar os focos do mosquito. Não deixem água parada. Eliminem todos.”
REPÓRTER: Se você conhece algum lugar que possa ser criadouro do Aedes aegypti, denuncie! Se tem dúvidas sobre as doenças transmitidas pelo mosquito, ligue ligar no telefone da Secretaria Municipal de Saúde de Carpina. O número é: 3621-6828. Saiba mais sobre a mobilização contra o Aedes aegypti no endereço combateaedes.saude.gov.br.
Reportagem, Marquezan Araújo