CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (ES) : Aquidaban recebe mutirão de combate ao Aedes neste sábado
Iniciativa é da Igreja católica local e dos moradores, Secretaria de Saúde vai dar suporte
REPÓRTER: Um mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do Zika, acontece na manhã de sábado no bairro de Aquidaban. A iniciativa para o mutirão surgiu por parte da Igreja católica e da associação de moradores do bairro. A ação é mais um capítulo no combate ao Aedes aegypti em Cachoeiro de Itapemirim. A secretaria de saúde Municipal vai dar suporte a iniciativa, que vai contar com agentes de saúde e endemias. Além de vistoriar possíveis focos, vão ser distribuídos folhetos educativos sobre o combate ao mosquito e o recolhimento de lixo. O secretário de Saúde de Cachoeiro do Itapemirim, comentou sobre o suporte que a secretaria vai fornecer e as iniciativas populares de combate ao Aedes aegypti.
SONORA: Edson Valentin - Secretário de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim
“Vão recolher os entulhos com a Secretaria de limpeza, nós vamos ceder os agentes de saúde, demos os panfletos. Demos suporte total. Qualquer iniciativa que façam, independente de credo, de religião, nós temos apoiado todos"
REPÓRTER: Cachoeiro do Itapemirim já registrou quatro 529 casos suspeitos de dengue, dois de chikungunya e 92 do vírus Zika. Um caso de microcefalia está sob investigação no momento. Aquidaban é sexto bairro com o maior número de notificações de doenças ligadas ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika em Cachoeiro do Itapemirim. Os moradores da cidade que tiverem denúncias de possíveis focos do Aedes aegypti, podem ligar na ouvidoria da cidade, no número 156. De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes aegypti nasce dentro de casa. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br.
Reportagem, Raphael Costa