BELÉM (PA): Conciliação ajuda idosos a resolver pendências
A Jornada de Conciliação tem como objetivo solucionar processos que tramitam nas duas Varas do Juizado do Idoso de Belém, por meio dos métodos de conciliação e mediação.
REPÓRTER: A aposentada Lucimar da Silva, 66 anos, participou da Jornada de Conciliação do Juizado do Idoso e firmou um acordo judicial com a Celpa. Após a audiência, a dívida de oito mil reais foi extinta. Lucimar garante que ficou satisfeita com o resultado.
SONORA: Aposentada, Lucimar da Silva.
“A gente fez esse acordo porque para mim é melhor, porque eu tenho problema de vista, não posso estar andando toda hora para cá e a gente vai resolver tudo hoje, e eu não tinha condições de pagar. No momento que eles ligarem lá eu vou começar a pagar sem essa dívida, eu não vou pagar nada”.
REPÓRTER: A Jornada de Conciliação tem como objetivo solucionar processos que tramitam nas duas Varas do Juizado do Idoso de Belém, por meio dos métodos de conciliação e mediação. No Juizado do Idoso, 90% das demandas são relacionadas ao direito do consumidor, que envolvem bancos, operadoras de celular e a empresa Celpa. O juiz da 1ª Vara do Juizado do Idoso de Belém, Márcio Rebello, comenta os benefícios da conciliação.
SONORA: Juiz da 1ª Vara do Juizado do Idoso de Belém, Márcio Rebello.
“A conciliação é sempre uma medida que é incentivada pelo Poder Judiciário, é uma determinação do CNJ, de Brasília, e muito bem atendida pelo Judiciário local, pelo nosso Tribunal de Justiça. É benéfica para as partes, que resolvem o seu problema, que tem a solução do seu litígio, que tanto o afligia, principalmente se tratando de idosos, e para o Poder Judiciário, porque desafoga os processos, o acúmulo processual e implementa a celeridade”.
REPÓRTER: A Jornada de Conciliação do Idoso ocorre até 24 de agosto, no Fórum Cível de Belém, de oito da manhã às duas da tarde.
Reportagem, Thamyres Nicolau