BAHIA: Aplicativo permite que moradores da Bahia façam denúncias de focos de Aedes pelo celular
REPÓRTER: A tecnologia é mais uma aliada na guerra contra o Aedes aegypti na Bahia. Agora, com apenas um clique, os moradores que quiserem denunciar lugares que possam ter criadouros do mosquito têm a opção de baixar, de graça, um aplicativo para celulares. O Aedes é o transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. Além de receber queixas sobre possíveis focos, o aplicativo “Caça-Mosquito” também mapeia os locais com maior infestação do inseto. Qualquer pessoa de qualquer lugar da Bahia pode fotografar os lugares e enviar suas fotos.Depois que a informação é registrada, o sistema repassa a denúncia para o município responsável por eliminar o foco, como explica a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia, Maria Aparecida Araújo.
SONORA: Maria Aparecida Araújo, diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia.
“As pessoas que residirem no estado da Bahia podem baixar o aplicativo Caça-Mosquito’ e fotografar o foco. Esse foco é enviado para o aplicativo e, posteriormente, ele vai ser enviado para aquele município de residência de onde aquela fotografia foi realizada”.
REPÓRTER: Até o momento, a Bahia registra 203 recém-nascidos com confirmação de microcefalia. Outros 667 bebês continuam fazendo exames para atestar a doença. A microcefalia preocupa muito as famílias do estado, já que é uma condição que não tem cura e exige cuidados permanentes. A população tem um papel muito importante no combate ao mosquito. Colabore você também: não deixe água parada em casa. A recomendação é reservar 15 minutos por semana para fazer uma limpeza em casa e eliminar possíveis focos do Aedes. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, reforça essa necessidade.
SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
“Em todo o lugar é preocupante a existência das doenças transmitidas por esse mosquito. Então, no Brasil inteiro, nós temos que combater os focos do mosquito Aedes aegypti, porque essa é a principal prevenção contra dengue, contra Zika e contra chikungunya”.
REPÓRTER: Mais informações sobre como você pode proteger a sua família podem ser encontradas na internet, no site:combateaedes.saude.gov.br
Reportagem, Bruna Goularte