Assis Chateaubriand (PR): Para combater o mosquito da Dengue, agentes de saúde visitam residências em horários alternativos

  • Repórter
  • Data de publicação:
  • Atualizado em:

LOC: As visitas dos agentes de saúde às casas e demais imóveis são uma das maneiras mais eficazes de se combater o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. São nessas visitas que eles nos ensinam a identificar os criadouros do mosquito. EmAssis Chateubriand, o horário das visitas mudou por causa do horário de verão, como explica o diretor de vigilância em saúde do município Fábio Fantin Camilo.

TEC/SONORA: 
Fábio Fantin Camilo, diretor de vigilância em saúde
“Nós estamos especificando bastante essas ações de orientação, fiscalização com a população e a visitação das residências. Nós também estamos trabalhando com um horário alternativo, depois das 17:30h, devido o próprio horário de verão. Então, nós trabalhamos das 17:30h até as 19:30h, 20:00h, com uma escala de funcionários que a gente vai rodando para que possa encontrar a população em casa, porque o mesmo horário de trabalho da população é o mesmo horário nosso. Então, nós montamos uma estratégia, uma logística para depois das 17:30h e também no sábado, para fazermos a recuperação dos imóveis que foram fechados durante a semana na vistoria de rotina.”

LOC: 
Receba os agentes de saúde e endemias quando eles visitarem a sua casa.  Não deixe água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas e vasilhames em geral. Medidas simples como essas podem livrar você e sua família da Dengue, da Zika e da Chikungunya.
Se você quer saber mais sobre como lutar contra esse mosquito, acesse: combateaedes.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal