ARACAJÚ (SE): Capital permanece em estado de alerta para infestação do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya

No município, só este ano, mil e setecentas pessoas tiveram Dengue, Chikungunya ou Zika.

  • Repórter
  • Data de publicação:
  • Atualizado em:

LOC: Aracaju está em estado de alerta para infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, segundo levantamento do Ministério da Saúde. Desde 2013, o município não consegue sair dessa situação. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, várias ações de combate ao mosquito são realizadas na cidade. Entre elas estão a visita dos agentes de endemias nos imóveis da capital e mutirões de limpeza em terrenos baldios, além do trabalho educativo feito nas escolas públicas. Mas, para a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Aracajú, Raulinna Gomes, também é tarefa da população eliminar os criadouros e, se os moradores não cooperarem a cidade vai continuar apresentando índices altos de infestação do mosquito.

TEC/SONORA: Raulinna Gomes, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica

“A população precisa entender que o problema não é só do Poder Público. O problema é de todo mundo e todos têm uma contribuição a dar no sentido da prevenção, no sentido de combate mesmo. Então, o que está faltando é esse espírito de colaboração, de entender que é um problema de todo mundo e saber que papel cada um tem nesse cenário.”

LOC: No município, só este ano, 1700 pessoas tiveram Dengue, Chikungunya ou Zika. Sarah Alves, de 38 anos, que mora no Santo Antônio, por exemplo, foi vítima do mosquito. Ela é técnico-administrativa e teve Chikungunya há um ano. Ela conta que até hoje sofre com a doença.

TEC/SONORA: Sarah Alves, moradora de Santo Antônio

“Muita dor no corpo, febre altíssima e dor nas juntas. É horrível, uma doença horrível. Eu não desejo para ninguém. É terrível.”

LOC: Além de Aracajú, outras vinte e duas cidades estão em situação de alerta e mais seis municípios estão com risco de infestação do mosquito, em Sergipe. Pedrinhas, Itabaiana e Feira Nova são algumas das cidades que mais sofrem com a presença do transmissor da Dengue. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.