ACRE: Aplicativo ajuda a denunciar focos do Aedes aegypti
Para enviar a denúncia, basta o usuário tirar uma foto do possível criadouro e enviar aos desenvolvedores. As imagens são recebidas anonimamente e analisadas pelos agentes de saúde dos municípios, que se responsabilizam em vistoriar o local.
É importante lembrar que a melhor forma de combater o Aedes aegypti é não deixar o mosquito nascer. Por isso, a recomendação é a de que todas as famílias escolham um dia da semana para fazer uma limpeza em casa, como lembra o ministro Marcelo Castro.
SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde
REPÓRTER: O Acre registra mais de seis mil notificações de dengue, 550 de chikungunya e 750 de vírus Zika, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Outros 35 possíveis casos de microcefalia também foram notificados, lembrando que o Zika pode ser o causador da doença, que atinge recém-nascidos. Outra forma de denunciar um criadouro do Aedes é por meio da prefeitura de Rio Branco. Basta fazer ligação pelo número: 0800 647 1516.
Para mais informações sobre os serviços e as ações do Ministério da Saúde para combater o mosquito, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br.
Reportagem, Ana Freire