Saúde·01 de março de 2018

Vacinação contra febre amarela tem resultado abaixo do esperado na Bahia

<p>Unidades de sa&uacute;de funcionam de segunda a sexta-feira, das oito horas da manh&atilde; at&eacute; &agrave;s cinco da tarde</p>

Por Agência do Rádio
Áudio · 00:02:20
Ouvir áudio · 00:02:20Copiar texto

Até o momento, os oito municípios em campanha contra a febre amarela tiveram baixa procura pela população não imunizada. De acordo com o coordenador do Programa de Imunização da Bahia, Ramon Saavedra o saldo foi baixo na capital, em Lauro de Freitas, Camaçari, Candeias, Itaparica, Mata de São João, Vera Cruz e São Francisco do Conde: apenas 54,3% da população dessas cidades foi imunizada. Em Lauro de Freitas, houve 46% de cobertura vacinal, enquanto em Candeias esse número chegou a 98%.

Acesse esta matéria na versão para blogs e sites

A campanha, que se iniciou no dia 19 de fevereiro, tem duração até nove de março. Para reverter à situação e aumentar o número de pessoas vacinadas, Ramon conta que a secretaria de estado, junto com o ministério da Saúde, está estudando alternativas para estas áreas.

“Oferecer a vacina para além da vacina dada no posto de saúde no horário de expediente comercial. Tentar vacinar casa a casa, fazer postos volantes de vacina em áreas estratégicas como shopping centers e mercados. A gente percebe que tem uma população não vacinada que não tem a disponibilidade de horário para se dirigir a unidade de saúde para tomar a vacina.”

A coordenadora substituta do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Ana Goretti, para a população baiana de se vacinar contra a febre amarela.

“Bom, eu faço um apelo à população baiana, que é uma população que sempre atende a todos os chamados que a gente faz em relação à questão de promoção de saúde, aos apelos da saúde pública, que agora compareçam as unidades de saúde, para aquelas pessoas que nunca tomaram a vacina contra febre amarela se vacine, se previna. Essa vacina ela é extremamente importante, é a arma mais eficaz que a gente tem contra essa doença”.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença tem como principais sintomas dor de cabeça, dores no corpo, náuseas, além de febre. Pessoas que tomarem a dose fracionada devem voltar à unidade de saúde para um reforço apenas após oito anos. Quem já recebeu a dose completa da vacina, não necessita de uma nova aplicação. Busque um posto de saúde mais próximo de sua casa e realize a prevenção contra a febre amarela. Para saber mais, acesse saude.gov.br/febreamarela.

Últimas notícias

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Ibovespa

Ibovespa recua 1,15% com queda da Vale e cenário externo negativo

Dólar

Dólar sobe 0,23% e fecha cotado a R$ 5,04

Obras

TCU aponta dez obras rodoviárias prioritárias que precisam de recursos para conclusão até 2027

ApexBrasil

SIAL Paris: empresas brasileiras ampliam busca por mercados externos em meio a tarifas dos Estados Unidos

Sobre a repórter

Agência do Rádio