Brasil·24 de outubro de 2018

TSE: É falsa a informação que as urnas estão programadas de acordo com horário de verão

<p>Segundo o tribunal, os eleitores poder&atilde;o votar no hor&aacute;rio normal</p>

Por Agência do Rádio
Áudio · 00:01:38
Ouvir áudio · 00:01:38Copiar texto

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é a falsa a informação que circula nas redes sociais a respeito que as urnas estão equivocadamente programadas de acordo com o horário de verão. Segundo a mensagem que está sendo veiculada, as urnas não computariam os votos de antes das 9h nem os de depois de 16h.

Esta não é a primeira vez que o horário de verão tem causado polêmica neste ano. Toda essa confusão começou por conta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter exigido que a data não chocasse com o segundo turno das eleições, que está marcado para este domingo (28).

Depois disso, o Ministério da Educação (MEC) pediu ao presidente da República, Michel Temer, para adiar o início do horário de verão em razão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, que vão ocorrer nos dias 4 e 11 de novembro.

O governo chegou a adiar a data da mudança do horário de verão para 18 de novembro. Só que depois de muito vai e vem, o Palácio do Planalto decidiu que vai manter o começo do horário de verão para o dia 4 de novembro, porque um estudo de viabilidade foi feito pelos ministérios de Minas e Energia e Transportes, e foi concluído que a nova mudança seria inviável.

Porém esta mensagem que circula nas redes sociais faz alusão à mudança de horário que ocorreu nesta semana em diversos celulares e computadores e diz que as urnas estão programadas para trabalharem com o horário de verão. Segundo o TSE, está informação é fake (falsa) e os eleitores poderão votar no horário normal.

Reportagem, Cintia Moreira
 

Últimas notícias

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Ibovespa

Ibovespa recua 1,15% com queda da Vale e cenário externo negativo

Dólar

Dólar sobe 0,23% e fecha cotado a R$ 5,04

Obras

TCU aponta dez obras rodoviárias prioritárias que precisam de recursos para conclusão até 2027

ApexBrasil

SIAL Paris: empresas brasileiras ampliam busca por mercados externos em meio a tarifas dos Estados Unidos

Sobre a repórter

Agência do Rádio