Internacional·26 de janeiro de 2019

Trump assina decreto e acaba com paralisação histórica nos EUA

<p><em>O governo estava parada h&aacute; 35 dias. Oposi&ccedil;&atilde;o celebra ato como vit&oacute;ria</em></p>

Por Agência do Rádio
Áudio · 00:01:53
Ouvir áudio · 00:01:53Copiar texto

O presidente Donald Trump assinou nesta sexta-feira (25) uma lei que permite financiar parte das agências federais até 15 de fevereiro e que, dessa forma, interrompe pelas próximas três semanas a paralisação parcial do governo dos Estados Unidos.

A lei assinada pelo presidente norte-americano acaba, ao menos temporariamente, com o maior "shutdown" da história do país e reabre os serviços federais após 35 dias de paralisação.

A medida, que não inclui dinheiro para o muro que Trump quer construir na fronteira com o México, foi celebrada como uma vitória pelo Partido Democrata, de oposição a Trump. Isso porque o republicano estava inflexível na exigência pela liberação de US$ 5,7 bilhões para a obra.

O muro na fronteira com o México foi justamente o motivo do impasse que provocou a mais longa paralisação parcial do governo norte-americano. O presidente se recusava a assinar qualquer medida que não tivesse dinheiro para a obra, e os Democratas rejeitavam negociar o assunto.

Agora, Donald Trump pede que os parlamentares dois dois partidos trabalhem conjuntamente durante essas três semanas, para encontrar uma solução para a fronteira com o México. Apesar da retomada momentânea das atividades do governo, há o risco de o impasse entre Trump e os Democratas não se resolver.

Isso faria com que o shutdown voltasse depois de 15 de fevereiro. Nesse caso, Trump prometeu declarar emergência nacional - um tipo de medida que permitiria que ele tomasse decisões sem precisar da aprovação do Congresso.

Reportagem, Juliana Gonçalves

Últimas notícias

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Ibovespa

Ibovespa recua 1,15% com queda da Vale e cenário externo negativo

Dólar

Dólar sobe 0,23% e fecha cotado a R$ 5,04

Obras

TCU aponta dez obras rodoviárias prioritárias que precisam de recursos para conclusão até 2027

ApexBrasil

SIAL Paris: empresas brasileiras ampliam busca por mercados externos em meio a tarifas dos Estados Unidos

Sobre a repórter

Agência do Rádio