Tempo - Economia·24 de outubro de 2023

São Paulo: temporais no estado podem afetar a economia; aponta especialista

A previsão é de chuvas com possibilidade de raios e granizos até sexta-feira (27)

Por Nathália Ramos Guimarães
Áudio · 00:01:41
Ouvir áudio · 00:01:41Salvar imagemCopiar texto
Chuvas intensas afetam a economia. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Chuvas intensas afetam a economia. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil·Foto: Brasil 61

Uma frente fria deve atingir todas as regiões do estado de São Paulo até esta sexta-feira (27). A previsão é de queda nas temperaturas, com pancadas de chuvas e possibilidade de raios, granizos e rajadas de vento. As informações são da Defesa Civil do estado. Esse tipo de evento climático pode atingir a economia, principalmente na área da agricultura, avalia o economista Hugo Garbe.

“Ou seja, pode prejudicar as colheitas e pode fazer, inclusive, com que enchentes afetem a Safra e deixem os produtos os alimentos mais caros”, destaca o economista.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a atividade agrícola depende fortemente de recursos naturais. Dessa forma, é uma atividade de risco, ainda mais atualmente, pelo uso intensivo do capital. Temporais, geadas, uma quebra de safra são fatores que podem gerar um prejuízo financeiro.

O economista também explica que outro ponto importante é que os temporais podem atrapalhar a logística do transporte, principalmente de materiais e produtos para abastecimento de comércio, como supermercados.

“Isso pode impactar a economia, inclusive no quesito de preço final para o consumidor. Outro aspecto são as quedas de energia, que podem impactar no funcionamento de comércios e serviços, impactando a economia de forma direta”, completa Garbe.

Áreas afetadas

De acordo com a Defesa Civil do estado, na região metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira e Itapeva, a previsão é de que chova até 50mm. Em  Campinas e Sorocaba, a previsão é de 70mm. Já em Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, Marília, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte, o esperado é 80mm de chuva moderada. 

Os municípios na faixa leste, incluindo o Litoral Paulista, estão em maior risco devido ao número elevado de áreas propensas à chuva. No interior do estado, especialmente em Araçatuba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, a chuva pode ser intensa, atingindo até 100mm.

Leia mais:

SP: agronegócio tem superávit de US$ 16,61 bilhões, puxado pelo complexo sucroalcooleiro

SP: programa eleva cerca de 85% dos repasses para a saúde pública dos municípios em 2024

Áudio
Áudio

Segundo a Defesa Civil de São Paulos, os municípios na faixa leste, incluindo o Litoral Paulista, estão em maior risco devido ao número elevado de áreas propensas à chuva. No interior do estado, especialmente em Araçatuba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, a chuva pode ser intensa, atingindo até 100 milímetros.

Reportagem, Nathália Guimarães

 

Últimas notícias

Loteria

Resultado da Lotofácil 3812 de hoje (23/10/2026): números sorteados

Região Sul

O TEMPO E A TEMPERATURA: A Região Sul terá pancadas de chuva, trovoadas e alerta de tempestade neste sábado (24)

Região Centro-Oeste

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste tem calor e chuva isolada no com alerta de tempestade em Mato Grosso do Sul neste sábado (24)

Região Sudeste

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Sudeste terá tempo instável e alerta de tempestade neste sábado (24)

Região Norte

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Norte tem nebulosidade e chuva isolada no Amazonas e no Tocantins neste sábado (24)

Sobre a repórter

Nathália Ramos Guimarães