Política·18 de dezembro de 2017

RÁDIO: Câmara pode votar regulamentação do lobby nesta segunda (18)

<p>Para ser votada, a mat&eacute;ria depende da presen&ccedil;a de pelo menos 257 deputados no plen&aacute;rio</p>

Por Agência do Rádio
Copiar texto

O projeto que propõe a regulamentação do lobby pode ser votado nesta segunda-feira (18). O texto está na pauta da sessão extraordinária convocada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A atividade, muitas vezes associada a práticas ilegais e corrupção, consiste em influenciar agentes públicos com o objetivo de aprovar projetos ou atender a demandas de determinado setor.

O advogado e consultor Felipe Moreira, que estuda o lobby no Brasil, garante que a atividade é legítima e está prevista na Constituição no artigo 5º, que “assegura os direitos de liberdade de manifestação de pensamento, reunião e associação para fins lícitos”. O especialista defende ainda que o modelo de lobby praticado no Chile deveria servir de inspiração para o Brasil.

“Por que uma regulamentação dessa prática seria importante? Seria importante porque hoje a gente sabe que grande parte das negociações, das decisões que são tomadas pelas autoridades públicas que impactam a sociedade, são tomadas de portas fechadas. Então, a regulamentação seria muito importante para trazer maior transparência para que se pudesse saber quem defende interesse, quais interesses e com quais argumentos também”.

A proposta para regulamentar a prática (1202/2007), de relatoria da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), visa, por exemplo, identificar os profissionais que circulam em órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário em defesa de seus interesses, sejam eles públicos ou privados. Segundo a parlamentar, a normatização da atividade é uma forma de tornar mais transparente essa relação.

“Primeiro passo nesse sentido é nós aprovarmos na Câmara dos Deputados a regulamentação da atividade de lobby. Isso é o quê? A defesa do interesse privado diante do poder público, no legislativo e no executivo. Isso é o primeiro passo para que nós possamos lançar luz em uma relação que sempre existiu e sempre vai existir, apesar dos esforços do Judiciário de tratar tudo como propina, como relações espúrias”.

No texto da relatora, o termo lobby foi substituído por "relações governamentais" e não menciona parentes, o que constava no projeto inicial de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP). Os dois modelos autorizam que pessoas e empresas recebam credenciamento e tenham livre trânsito nos órgãos públicos. As reuniões e audiências com autoridades deverão constar de agenda oficial. Para ser votada, a matéria depende da presença de pelo menos 257 deputados no plenário. Para aprovação, basta maioria simples.

Reportagem, Tácido Rodrigues
 

Últimas notícias

Ibovespa

Ibovespa recua 1,15% com queda da Vale e cenário externo negativo

Dólar

Dólar sobe 0,23% e fecha cotado a R$ 5,04

Obras

TCU aponta dez obras rodoviárias prioritárias que precisam de recursos para conclusão até 2027

ApexBrasil

SIAL Paris: empresas brasileiras ampliam busca por mercados externos em meio a tarifas dos Estados Unidos

Loteria

Resultado da Lotofácil 3811 de hoje (22/10/2026): números sorteados

Sobre a repórter

Agência do Rádio