Tempo - Região Sudeste·14 de junho de 2026

O TEMPO E A TEMPERATURA: confira a previsão para a Região Sudeste

Região Sudeste terá tempo instável e chuva nas capitais nesta nesta segunda (15)

Por Viviane Bessa
Áudio · 00:02:30
Ouvir áudio · 00:02:30Salvar imagemCopiar texto
Foto: Brasil 61

A previsão do tempo para segunda (15) será marcada por instabilidade atmosférica em toda a Região Sudeste. A presença de muitas nuvens e a previsão de pancadas de chuva, em alguns casos acompanhadas detrovoadas, devem influenciar as condições do tempo nas quatro capitais da região segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 
A previsão para o interior paulista, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais é de tempo bastante instável. O céu deve permanecer carregado, com previsão de pancadas de chuva frequentes e trovoadas isoladas, o que acende um sinal de atenção para o risco de chuva forte acompanhada de raios e rajadas de vento pontuais. 
Ao longo de toda a costa do Sudeste, desde a Baixada Santista e Litoral Norte paulista, passando por toda a região litorânea fluminense até o sul capixaba, o tempo fica fechado. A umidade vinda do oceano garante uma noite de muita nebulosidade, com pancadas de chuva e trovoadas.
Subindo em direção ao Norte de Minas, o cenário muda completamente. Nessas áreas do interior mineiro, o tempo segue firme, seco e sem previsão de chuva. 
São Paulo terá o dia mais frio entre as capitais do Sudeste. Os termômetros devem variar entre mínima de 12°C e máxima de 15°C, sob céu encoberto por muitas nuvens. Há previsão de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas, o que pode intensificar a sensação de frio e exigir atenção dos motoristas devido à redução da visibilidade em alguns períodos.
Belo Horizonte deve registrar temperaturas com mínima de 15°C e máxima de 25°C. A capital mineira terá predomínio de muitas nuvens e condições favoráveis para pancadas de chuva com trovoadas ao longo do dia. 
Rio de Janeiro também terá um dia de tempo instável. A previsão aponta mínima de 16°C e máxima de 25°C, com muitas nuvens e pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas.
Vitória deve registrar as temperaturas mais elevadas da região, com mínima de 18°C e máxima de 28°C. A capital capixaba terá muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas isoladas. 

5 motivos para acompanhar as previsões do tempo

  • Agricultura: garantia de uma boa colheita;
  • Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
  • Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
  • Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
  • Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.

Importância das observações meteorológicas no INMET

As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

A previsão do tempo para segunda, dia 15 de junho, será marcada por instabilidade atmosférica em toda a Região Sudeste. A presença de muitas nuvens e a previsão de pancadas de chuva, em alguns casos acompanhadas de trovoadas, devem influenciar as condições do tempo nas quatro capitais da região.

A previsão para o interior paulista, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais é de tempo bastante instável. O céu deve permanecer carregado, com previsão de pancadas de chuva frequentes e trovoadas isoladas, o que acende um sinal de atenção para o risco de chuva forte acompanhada de raios e rajadas de vento pontuais. 

Ao longo de toda a costa do Sudeste, desde a Baixada Santista e Litoral Norte paulista, passando por toda a região litorânea fluminense até o sul capixaba, o tempo fica fechado. A umidade vinda do oceano garante uma noite de muita nebulosidade, com pancadas de chuva e trovoadas.

Subindo em direção ao Norte de Minas, o cenário muda completamente. Nessas áreas do interior mineiro, o tempo segue firme, seco e sem previsão de chuva. 

São Paulo terá o dia mais frio entre as capitais do Sudeste. Os termômetros devem variar entre mínima de 12 e máxima de 15 graus, sob céu encoberto por muitas nuvens. Há previsão de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas, o que pode intensificar a sensação de frio e exigir atenção dos motoristas devido à redução da visibilidade em alguns períodos.

Belo Horizonte deve registrar temperaturas com mínima de 15 e máxima de 25 graus. A capital mineira terá predomínio de muitas nuvens e condições favoráveis para pancadas de chuva com trovoadas ao longo do dia. 

Rio de Janeiro também terá um dia de tempo instável. A previsão aponta mínima de 16 e máxima de 25 graus, com muitas nuvens e pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas.

Vitória deve registrar as temperaturas mais elevadas da região, com mínima de 18 e máxima de 28 graus. A capital capixaba terá muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas isoladas. 

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia. 

Viviane Oliveira, O Tempo e a Temperatura.

Últimas notícias

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Ibovespa

Ibovespa recua 1,15% com queda da Vale e cenário externo negativo

Dólar

Dólar sobe 0,23% e fecha cotado a R$ 5,04

Obras

TCU aponta dez obras rodoviárias prioritárias que precisam de recursos para conclusão até 2027

ApexBrasil

SIAL Paris: empresas brasileiras ampliam busca por mercados externos em meio a tarifas dos Estados Unidos

Sobre a repórter

Viviane Bessa