Brasil·08 de janeiro de 2019

Novo presidente afirma que BNDES focará em médias empresas

<p>Segundo Joaquim Levy, o pa&iacute;s precisa de um setor de empresas m&eacute;dias e pequenas com capacidade de crescer e criar emprego</p>

Por Agência do Rádio
Áudio · 00:01:36
Ouvir áudio · 00:01:36Copiar texto

O novo presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, tomou posse do cargo nesta semana e defendeu o fortalecimento das empresas médias.

“O BNDES é parte daquilo que transforma o Brasil em termos de infraestrutura, em termos de inovações, e nós vamos continuar fazendo isso com foco cada vez maior nas empresas médias. Não há país com uma livre iniciativa forte que não tenha empresas médias fortes.”

Na cerimônia, Joaquim Levy disse que, historicamente, é uma vulnerabilidade do Brasil não ter um setor de empresas médias e pequenas, mas principalmente médias fortes e com capacidade de crescer e criar emprego, desenvolver e incorporar novas tecnologias.

O novo presidente do BNDES disse também que os brasileiros podem contar com o banco, afinal, o intuito é promover o desenvolvimento econômico, social e responsável do país.

Levy já foi ministro da Fazenda de janeiro a dezembro de 2015, no segundo mandato de Dilma Rousseff. Ele é engenheiro naval de formação, tem doutorado em economia na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, na qual também estudou Paulo Guedes, ministro da Economia e guru de Jair Bolsonaro.

De 2010 a 2014, ele foi diretor do Bradesco e, para assumir a presidência do BNDES, Levy deixou a Diretoria Financeira do Banco Mundial.

Reportagem, Cintia Moreira
 

Últimas notícias

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Ibovespa

Ibovespa recua 1,15% com queda da Vale e cenário externo negativo

Dólar

Dólar sobe 0,23% e fecha cotado a R$ 5,04

Obras

TCU aponta dez obras rodoviárias prioritárias que precisam de recursos para conclusão até 2027

ApexBrasil

SIAL Paris: empresas brasileiras ampliam busca por mercados externos em meio a tarifas dos Estados Unidos

Sobre a repórter

Agência do Rádio