Saúde·17 de novembro de 2017

MINUTO DA SAÚDE: Doações caem de acordo com a época do ano, afirma especialista

<p>&Eacute;pocas de f&eacute;rias escolares e at&eacute; mais frias fazem doa&ccedil;&otilde;es ca&iacute;rem</p>

Por Agência do Rádio
Copiar texto

Existem épocas do ano em que os hemocentros passam por algumas dificuldades. A recepção de sangue fica abaixo do esperado, como por exemplo, no inverno, que chega com os meses de outubro e novembro. Flávio Francisco Vormittag é coordenador geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde e comenta que, apesar de uma boa margem no número de doadores, os bancos de sangue do Brasil ainda sofrem em alguns períodos críticos. Ele comenta quais são as épocas em que o estoque de sangue registra as situações mais críticas.

Flávio Francisco Vormittag, coordenador geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.

“Na verdade, nós estamos sempre abaixo do preconizado, existem épocas em que as doações diminuem. Além das que eu comentei, de férias e feriados prolongados, os meses mais frios também sofrem com a diminuição de doações. Então os níveis de doações diminuem, fazendo com que sejam necessárias campanhas e apelos dos hemocentros e da mídia para chamar, convocar, pedir, para as pessoas doarem sangue. O ideal é, quem doa sangue, deve fazer isso de maneira regular.”

Entre em contato com o hemocentro mais próximo e ajude quem precisa! Para doar sangue, é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 18 e 69 anos, ter boa saúde e vontade de ajudar. Para menores de idade, entre 16 e 18 anos, é necessária autorização dos pais ou responsáveis. Para mais informações sobre doação de sangue, acesse: saude.gov.br/doesangue. 

Últimas notícias

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Ibovespa

Ibovespa recua 1,15% com queda da Vale e cenário externo negativo

Dólar

Dólar sobe 0,23% e fecha cotado a R$ 5,04

Obras

TCU aponta dez obras rodoviárias prioritárias que precisam de recursos para conclusão até 2027

ApexBrasil

SIAL Paris: empresas brasileiras ampliam busca por mercados externos em meio a tarifas dos Estados Unidos

Sobre a repórter

Agência do Rádio