Quatro anos depois e o confronto que ainda causa terror na memória dos brasileiros pode voltar a acontecer. E dessa vez, logo nas oitavas de final, em mais um mata-mata de Copa do Mundo. Ou seja, perdeu está fora. Venceu, continua na competição. E será que lá vem eles de novo ou dessa vez a história vai ser diferente?
Segundo o matemático Tristão Garcia, a chance de Brasil e Alemanha se enfrentarem na próxima fase da Copa é de 44%. Quatro anos após o maior vexame brasileiro em Copas, o trauma parece ter sido superado pelos torcedores brasileiros.
“Eu acho que vai ser um jogo bom, vai ser um jogo complicado, mas não estou com medo, não. Eu acho que se o Brasil enfrentar ela e passar, vai tirar a pressão do 7 a 1, por ter eliminado a Alemanha já logo no início, e vai ganhar confiança para o resto da Copa do Mundo. Acho que passando da Alemanha, o time vai ficar mais forte e o hexa vem”.
O advogado Miguel Almeida acredita que a seleção brasileira já superou a derrota para os alemães na semifinal da última Copa. Para ele, apesar do aspecto emocional dos brasileiros não estar 100%, a presença de Tite é um diferencial.
“Meu sentimento é de que o Brasil já superou aquele 7 a 1, está com um técnico melhor, o emocional não está aquela maravilha, mas eu acho que pegar a Alemanha nas oitavas vai ser um bom teste e o Brasil vai passar com certeza”.
A aposentada Eva Maria Camelo também não está muito preocupada com um possível duelo com os alemães. Segundo ela, caso o confronto ocorra, o Brasil vai avançar na competição.
“Eu não tenho medo dos alemães, de jeito nenhum. Que venham os alemães. E nós vamos ganhar, com certeza. Eu tenho confiança no Brasil e tenho certeza que o Brasil vai ganhar”.
Na opinião do estudante João Victor Dias Marques, o ideal seria que a Alemanha fosse eliminada já na fase de grupos. Ele também mostra mais preocupação com o México do que com a Alemanha, em um eventual confronto nas oitavas.
“O ideal seria mesmo que a Alemanha fosse eliminada na fase de grupo. Tem essa possibilidade. Acho que seria o cenário perfeito. Mas, passando a Alemanha, eu sinceramente não vejo com maus olhos, não. Seria ideal pegar esses adversários mais difíceis mais para a frente, mas eu vi ali os jogos do grupo até agora e me parece que o México está bem melhor do que a Alemanha. E a gente fez aquele amistoso contra eles e foi superior, então a verdade é que eu não estou com medo, não. Eu acho que pegando nas oitavas não é o ideal, mas vai dar Brasil”.
Há duas possibilidades para que as equipes voltem a se encontrar nos campos da Copa já nas oitavas de final. Se o Brasil ficar em primeiro no grupo E e a Alemanha em segundo de seu grupo ou vice e versa. E você? Prefere enfrentar a Alemanha logo de cara ou ainda sofre com o fantasma do 7 a 1? Eu prefiro acreditar no potencial dos meninos Neymar e Philippe Coutinho e partir para cima dos alemães. E como diria uma das músicas mais conhecidas no nosso país, "nós com os alemão vamos se divertir".
Reportagem, Paulo Henrique Gomes