Economia - Inflação·17 de agosto de 2023

Inflação na segunda semana de agosto caiu 0,07%

Inflação medida pelo IPC-S acumula alta de 4,05% nos últimos 12 meses

Por Luigi Mauri
Áudio · 00:00:58
Ouvir áudio · 00:00:58Copiar texto

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) teve leve queda de 0,07% na segunda semana de agosto, mas acumula alta de 4,05% nos últimos 12 meses. 

Cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação. 

A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo educação, leitura e recreação, cuja taxa passou de 0,50%, na primeira semana de agosto para -0,64% na segunda semana.

A maior queda deste grupo veio do item passagem aérea. 

Também, apresentaram decréscimo em suas taxas de variação os grupos: Transportes (0,74% para 0,37%), alimentação (-0,46% para -0,78%), despesas diversas (0,56% para 0,43%) e comunicação (0,02% para -0,01%). Vale destacar que os principais itens em baixa foram de gasolina (2,62% para 1,36%), hortaliças e legumes (-2,04% para -5,42%), alimentos para animais domésticos (1,68% para 1,01%) e mensalidade para TV por assinatura (0,22% para 0,07%)

Por outro lado, registraram acréscimo em suas taxas de variação: Habitação (-0,22% para -0,09%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,53% para 0,63%) e Vestuário (-0,30% para -0,24%). Vale destacar os itens que tiveram maiores altas foram de tarifa de eletricidade residencial (-0,36% para 0,10%), artigos de higiene e cuidado pessoal (1,01% para 1,33%) e roupas femininas (-0,64% para -0,15%).

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia, FGV IBRE. 

LOC.: O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) teve leve queda de 0,07% na segunda semana de agosto, mas acumula inflação nos últimos 12 meses. 

Cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação. 

A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo educação, leitura e recreação.

O item que mais contribuiu para esta queda foi o das passagens aéreas. 

Também, apresentaram decréscimo em suas taxas de variação os itens de gasolina, hortaliças e legumes, alimentos para animais domésticos e mensalidade para TV por assinatura.

Por outro lado, apresentaram alta os itens de tarifa de eletricidade residencial, artigos de higiene e cuidado pessoal, além de roupas femininas.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia, FGV IBRE. 

Reportagem, Luigi Mauri, narração, Lívia Azevedo.

Últimas notícias

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Ibovespa

Ibovespa recua 1,15% com queda da Vale e cenário externo negativo

Dólar

Dólar sobe 0,23% e fecha cotado a R$ 5,04

Obras

TCU aponta dez obras rodoviárias prioritárias que precisam de recursos para conclusão até 2027

ApexBrasil

SIAL Paris: empresas brasileiras ampliam busca por mercados externos em meio a tarifas dos Estados Unidos

Sobre a repórter

Luigi Mauri