A Defesa Civil Nacional promoveu, nesta terça-feira (8), uma reunião técnica de preparação para as cheias no Norte do País, com a participação de agentes estaduais de Proteção e Defesa Civil. O encontro virtual teve como foco o nivelamento do diagnóstico e das previsões meteorológicas e hidrológicas para os próximos meses, que indicam possibilidade de cheias acima da média em determinadas bacias e abaixo em outras.
Durante a reunião, além do prognóstico climático, foram debatidas as ações do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) para apoiar os estados do Norte. Entre elas, estão o monitoramento das chuvas e dos rios, operações de resposta aos desastres, reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública e, consequentemente, liberação de recursos para socorro e assistência da população afetada, além do envio de Grupos de Apoio a Desastres (Gade) e mobilização de órgão federais.
SANEAMENTO: Onze estados recebem mais de R$ 17 milhões para dar continuidade em obras de saneamento
GOIÁS: Governo Federal investe R$ 5,7 milhões na continuidade de obras de saneamento básico
“Reunimos os estados que podem ser impactados pelas cheias para passarmos informações sobre a tendência meteorológica para a região. Posteriormente, vamos passar instruções sobre as possibilidades de apoio do Governo Federal no caso de um desastre”, observou o diretor do Cenad, Armin Braun.
De acordo com o Cenad, um estudo do último trimestre alerta para a previsão de volumes irregulares de chuvas nos estados da Região Norte, com algumas áreas afetadas por chuvas acima da média e outras, abaixo do esperado. Atualmente, já estão vigentes alertas geo-hidrológicos para o Acre, Amazonas e Pará.
“Tendo em vista a previsão de chuvas acima da normalidade, a emissão de boletins e alertas em tempo real é ainda mais necessária, assim como a atenção dos agentes estaduais de Defesa Civil para isso”, observou o coordenador de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, ressaltando também a situação das bacias. “De uma maneira geral, os níveis [das bacias] estão aumentando, mas já esperávamos um cenário assim nesta época do ano”, informou.
A Defesa Civil Nacional promoveu nesta terça-feira, 8 de março, uma reunião de preparação para a possibilidade de cheias na Região Norte do País.
Segundo informações do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o Cenad, a previsão é que haja volumes irregulares de chuvas nos estados da Região. Algumas áreas terão um volume de chuvas acima da média, enquanto em outras o volume será menor.
Armin Braun, diretor do Cenad, reforça a importância da reunião, que contou com a participação de agentes estaduais de Proteção e Defesa Civil.
TEC./SONORA: Armin Braun, diretor do Cenad
“A Defesa Civil Nacional mais uma vez, está tomando uma ação de preparação antecedendo ao período de chuvas que acontece sazonalmente neste período na Região Norte do Brasil. Então, como acontece rotineiramente nas demais regiões do Brasil, estamos nos reunindo com os órgãos de Defesa Civil dos estados que podem ser impactados pelas cheias, com informações de monitoramento da tendência meteorológica. Essas informações também são colhidas através de uma articulação que o Cenad faz com diferentes agências do Governo Federal de forma a prestar uma informação coesa para os estados. Então estamos, primeiramente, passando a informação de qual a tendência meteorológica para o período e, posteriormente, vamos instruí-los sobre as possibilidades de apoio do Governo Federal em algum eventual desastre que venha acontecer na região."
Atualmente, estão vigentes alertas para os estados do Acre, Amazonas e Pará.
Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Manuela Rolim