Brasil·30 de abril de 2018

Após denúncia, clube afasta ex-treinador da seleção brasileira de ginástica

<p>Segundo reportagem veiculada pela TV Globo, Fernando Lopes &eacute; acusado de ter praticado abusos sexuais em 39 v&iacute;timas</p>

Por Agência do Rádio
Áudio · 00:02:22
Ouvir áudio · 00:02:22Copiar texto

O ex-treinador da seleção brasileira de ginástica Fernando de Carvalho Lopes foi afastado nesta segunda-feira (30) pelo clube paulista Movimento de Expansão Social Católica (Mesc). De acordo com reportagem exibida no domingo (29) pelo Fantástico, da TV Globo, Lopes teria molestado e praticado abusos sexuais contra atletas durante 15 anos.

Por conta da reportagem, o Mesc divulgou nota nesta segunda (30) informando que, pela gravidade das acusações que recaem sobre o treinador, ele não participará de qualquer atividade no clube até a conclusão das investigações sobre o caso.

Segundo a reportagem do "Fantástico", o ex-treinador havia sido afastado da seleção brasileira de ginástica, semanas antes das Olimpíadas. O motivo seria uma denúncia de abuso sexual feita por pais de um dos alunos contra o treinador. Na época, o garoto tinha nove anos de idade. A denúncia levou à abertura de uma investigação pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de São Paulo.

Um dos ginastas que denunciou o técnico chegou a dizer que “ficou com uma sensação, na verdade, de que o caso não existia mais, de que isso não ia para frente, de que isso ia acabar ali.” Porém, além deste caso, a reportagem da Globo informou ter localizado 39 vítimas de abusos praticados pelo treinador, em uma apuração que durou quatro meses.

Outros atletas disseram que o técnico aproveitava da sua posição para molestar os jovens e chegava a frequentar o banheiro e tocar as partes íntimas de seus comandados.

Ginastas, que não quiseram se identificar, disseram que não conseguem mais nem assistir a apresentações de ginástica, pois ficam com raiva das lembranças. Um deles disse que “além de cometer abusos de assédio moral, ele também praticou assédio sexual”.

Segundo as denúncias, em algumas situações, Lopes chegou a dormir na mesma cama de alguns dos atletas. O ginasta Petrix Barbosa, campeão pan-americano em 2011, disse que acordou inúmeras vezes com a mão do ex-treinador dentro de sua calça.

Em entrevista concedia por telefone à TV Globo, Lopes negou as acusações. A investigação sobre o caso segue em sigilo.

Reportagem, Cintia Moreira

 

Últimas notícias

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Ibovespa

Ibovespa recua 1,15% com queda da Vale e cenário externo negativo

Dólar

Dólar sobe 0,23% e fecha cotado a R$ 5,04

Obras

TCU aponta dez obras rodoviárias prioritárias que precisam de recursos para conclusão até 2027

ApexBrasil

SIAL Paris: empresas brasileiras ampliam busca por mercados externos em meio a tarifas dos Estados Unidos

Sobre a repórter

Agência do Rádio