Saúde·07 de março de 2018

VERA CRUZ (BA): Imunização contra febre amarela segue até dia nove de março

<p>Apenas 57% da popula&ccedil;&atilde;o do munic&iacute;pio foi imunizada, de acordo com o secret&aacute;rio de Sa&uacute;de de Vera Cruz</p>

Por Agência do Rádio
Áudio · 00:02:07
Ouvir áudio · 00:02:07Copiar texto

Em Vera Cruz e outros sete municípios baianos, a campanha de vacinação contra a febre amarela segue até o dia nove de março. Segundo o Ministério da Saúde, na Bahia, de julho de 217 a fevereiro de 2018, foram notificados 33 casos da doença. Do total, 24 foram descartados e nove ainda estão sendo investigados. Apenas 57% da população do município foi imunizada, de acordo com o secretário de Saúde de Vera Cruz, Sérgio Marques. Ele explica que, apesar de não ter nenhum caso da doença na região, é preciso tomar a vacina para se proteger.

“Nós tivemos alguns casos de macacos que apareceram mortos no nosso município. A gente ainda não tem o resultado dessa análise, mas como ocorreram alguns casos no nosso país, principalmente aqui na nossa região, na Bahia, então é prevenção. Vamos prevenir para que essa doença não venha se alastrar aqui no nosso município.”

Loise Santos de Oliveira, 27 anos, enfermeira, tomou a vacina em janeiro deste ano. Moradora da Ilha de Itaparica, que abriga os municípios de Itaparica e Vera Cruz, ela conta que acabou procurando a imunização em Vera Cruz, já que o pai mora na região. Loise reforça que é preciso ir até uma unidade de saúde para saber se já está protegido.

“A informação que a minha mãe tem é que eu fui vacinada, provavelmente, bem novinha, com nove meses, entre nove e um ano. Aí eu fui me informar e vacinei em Vera Cruz. Eu não demorei nem uma hora. Não tive reação, não tive febre, nada do tipo. Nenhum edema no braço, nada.”

A vacina contra a febre amarela está disponível em 18 unidades de saúde. O atendimento para vacinação em todas as unidades é de segunda a sexta-feira, de oito da manhã às cinco da tarde. É preciso levar um documento oficial com foto e o cartão de vacina para receber a dose contra a doença. Procure a unidade de saúde mais próxima e se previna. Para mais informações, acesse saude.gov.br/febreamarela.

Últimas notícias

Simples Nacional

Setor produtivo celebra atualização do MEI mas cobra reajuste anual e reforma do Simples

Mineração

CNI estuda potencial brasileiro na cadeia de minerais críticos e baterias

Ministério da Saúde

Ministério da Saúde inicia oferta de nove medicamentos oncológicos pelo SUS

Mineração

CETEM promove seminário sobre inovação

Eleições 2026

Eleições 2026: Justiça Eleitoral monitora risco de temporais no segundo turno

Sobre a repórter

Agência do Rádio