Brasil Mineral - Fertilizantes·12 de julho de 2023

Uberlândia quer consolidar uso de remineralizadores

Município homenageia Alysson Paolinelli e quer se consolidar como polo na difusão dos remineralizadores

Por Revista Brasil MineralEditada pela Signus Editora, desde 1984, é a principal publicação brasileira cobrindo todas as áreas relacionadas ao setor mineral: geologia, extração mineral, metalurgia e siderurgia.
Copiar texto

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, encaminhou à Câmara Municipal projeto de lei que denomina o 1º Polo Agromineral Verde do Brasil, no município, de Ministro Alysson Paolinelli. Além de homenagear o ex-ministro da Agricultura, a proposta também institui diretrizes de consolidação do município como estimulador e fornecedor de remineralizadores de solo, como o pó de basalto, no desenvolvimento da produção agrícola sustentável.

Engenheiro agrônomo e professor, Paolinelli liderou a revolução agrícola tropical e definiu um novo marco para desenvolvimento da agricultura e promoção da segurança alimentar. “Um grande brasileiro e responsável por Uberlândia se tornar referência nos estudos do pó de basalto e remineralizadores do solo”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

No que se refere às diretrizes, a proposta estabelece o compromisso do município com a promoção e utilização de remineralizadores no agronegócio, bem como com o incentivo de novas pesquisas para o aprimoramento da cadeia produtiva agrícola e dos bioinsumos. Desde 2019, a prefeitura lidera a pesquisa e o desenvolvimento do uso dos remineralizadores de solo como uma alternativa sustentável para a agricultura brasileira. Em 2021, chegou a colocar Uberlândia no centro desenvolvedor do pó de rocha com o lançamento do 1º Polo Agromineral Verde do Brasil.

Odelmo Leão já elaborou e publicou também uma cartilha virtial com os resultados e vantagens do uso de remineralizadores em 2023. No material, há dados específicos sobre cada tipo de cultivo e os vários testes feitos com diferentes dosagens do pó de rocha (basalto). 

Últimas notícias

SESI

SESI abre matrículas em diversos estados para 2027 com bolsas de até 100%

Empreendedorismo

Empreendedoras do DF defendem mais acesso ao crédito e participação nas políticas públicas

Eleições

RealTime Big Data: Vicentinho Júnior tem 52% dos votos válidos e Dorinha, 48%, no Tocantins

Eleições

Realtime Big Data: Allyson tem 52% dos votos válidos e Cadu de Lula, 48%, no segundo turno no RN

Vacina

Anvisa aprova nova vacina contra 21 sorotipos de bactéria causadora de pneumonia e meningite

Sobre a repórter

Revista Brasil Mineral

Editada pela Signus Editora, desde 1984, é a principal publicação brasileira cobrindo todas as áreas relacionadas ao setor mineral: geologia, extração mineral, metalurgia e siderurgia.