Agronegócios·22 de fevereiro de 2020

Três anos após parar de comprar carne brasileira com pus, EUA reabrem mercado para o produto

Suspensão da importação pelos americanos ocorreu em 2017 após detecção de inflamações na carne

Por Agência do Rádio
Áudio · 00:00:57
Ouvir áudio · 00:00:57Copiar texto

Os Estados Unidos reabriram seu mercado à carne bovina in natura do Brasil, nesta sexta-feira. A informação é do Valor Econômico. Desde 2017, os americanos não importavam esse produto do Brasil.

Em seu perfil no Twitter, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, comemorou. Ela disse que a notícia era esperada com ansiedade já há algum tempo, e que a reabertura atesta a qualidade da carne brasileira pelo mercado americano.

Os EUA barraram a carne bovina do Brasil após a detecção de acúmulo de pus no produto trazido do país. Essas inflamações teriam relação com uma reação dos bovinos à vacina contra o vírus da febre aftosa.

Para reverter a situação, a pasta da Agricultura alterou a vacina e diminuiu a dose. A nova vacina entrou em vigor no ano passado. Desde então, o Brasil passou a receber auditorias do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Com a aproximação do presidente Jair Bolsonaro de Donald Trump, havia expectativa em torno da reabertura do mercado. 

Reportagem: Felipe Moura

Últimas notícias

Dólar

Dólar fecha a R$ 4,98 nesta sexta-feira (23) antes do segundo turno das eleições

Ibovespa

Ibovespa fecha em alta de 0,76% antes do segundo turno das eleições

Loteria

Resultado da Lotofácil 3812 de hoje (23/10/2026): números sorteados

Região Sul

O TEMPO E A TEMPERATURA: A Região Sul terá pancadas de chuva, trovoadas e alerta de tempestade neste sábado (24)

Região Centro-Oeste

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste tem calor e chuva isolada no com alerta de tempestade em Mato Grosso do Sul neste sábado (24)

Sobre a repórter

Agência do Rádio