O Projeto de Desenvolvimento Federativo, promovido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), chega a Juazeiro (BA) nesta quarta-feira (14). A iniciativa busca levar ações de estímulo ao desenvolvimento social e econômico para 66 municípios da área de atuação da instituição, que inclui os nove estados do Nordeste e as porções norte do Espírito Santo e de Minas Gerais.
Na Bahia, seis cidades fazem parte do projeto: Andorinha, Jaguarari, Juazeiro (polo do projeto), Pilão Arcado, Sobradinho e Umburanas. O evento de lançamento reunirá gestores municipais e representantes de instituições federais e financeiras. Na ocasião, serão apresentados os planos de ação da autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e dos parceiros do projeto para atrair investimentos e melhorar indicadores sociais dos municípios.
As cidades foram selecionadas a partir de informações nas áreas de finanças, gestão e desempenho, além do PIB e do contingente populacional. Já o município-polo foi escolhido a partir da rede da estratégia territorial de implementação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Este conjunto de cidades constitui a chamada célula de desenvolvimento federativo.
Durante o evento, serão ainda assinados protocolos de intenção entre as prefeituras participantes e a Sudene. A ação marca o compromisso dos gestores em participar de encontros técnicos, disponibilizar informações e apoiar a Sudene no levantamento de necessidades e oportunidades de investimentos para os municípios.
No período da tarde, a Sudene irá promover uma reunião com empresários locais. O momento será uma oportunidade para a apresentação dos principais instrumentos disponibilizados pela entidade para o fomento ao empreendedorismo, incluindo as linhas de crédito oferecidas por meio dos fundos regionais e os incentivos fiscais.
“O fomento ao desenvolvimento regional está na missão do MDR e esse projeto está inteiramente ligado ao PRDNE. Com isso, vamos possibilitar a melhoria de serviços e de oportunidades nessas regiões do Nordeste, que têm um bom potencial de crescimento”, afirma o secretário de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do MDR, Fernando Diniz.
“A gestão municipal destes municípios conta, muitas vezes, apenas com os recursos do Fundo de Participação dos Municípios, o que limita os investimentos necessários ou ainda dependem dos recursos de transferências do Governo Federal e ou estadual. Esta iniciativa, portanto, busca fortalecer a economia das cidades e impulsionar a interiorização do desenvolvimento”, destaca o superintendente da Sudene, general Carlos César Araújo Lima.
O Projeto de Desenvolvimento Federativo chegou a Juazeiro, na Bahia, nesta quarta-feira, 14 de agosto. A iniciativa é da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene, e irá levar ações para estimular o desenvolvimento social e econômico de 66 municípios da área de atuação da instituição.
As cidades alcançadas pelo projeto estão localizadas nos nove estados do Nordeste, além das porções norte do Espírito Santo e de Minas Gerais. Na Bahia, além de Juazeiro, que é polo do projeto, mais cinco municípios são alcançados pelas ações: Andorinha, Jaguarari, Pilão Arcado, Sobradinho e Umburanas.
Durante o evento de lançamento, também serão assinados protocolos de intenções entre as prefeituras participantes e a Sudene. A ação marca o compromisso dos gestores em participar de encontros técnicos, disponibilizar informações e apoiar a Sudene no levantamento de necessidades e oportunidades de investimentos para os municípios.
No período da tarde, a Sudene irá promover uma reunião com empresários locais. O momento será uma oportunidade para a apresentação dos principais instrumentos disponibilizados pela entidade para o fomento ao empreendedorismo, incluindo as linhas de crédito oferecidas por meio dos fundos regionais e os incentivos fiscais.
O superintendente da Sudene, general Carlos César Araújo Lima, explica o funcionamento do Projeto de Desenvolvimento Federativo.
TEC/SONORA: general Carlos César Araújo Lima
"Esse projeto identifica, ele proporciona um diagnóstico real e preciso de como estão os municípios mais carentes do Nordeste. Identifica para nós com maior resolubilidade, capacita os municípios de menor porte na elaboração de seus projetos e serve de modelo para a aplicação em outros municípios"
Para saber tudo sobre o Projeto de Desenvolvimento Federativo e as cidades que fazem parte da iniciativa, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Gabriela Sant'Anna