Tempo - Previsão do tempo·15 de outubro de 2022

Sol e ar seco predominam em todas as regiões do país neste final de semana

Uma frente fria se afasta do Sudeste, mas ainda chove em várias regiões neste sábado.

Por Carolina AssunçãoFormada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, trabalhou durante 10 anos na apuração, produção e edição de reportagens para telejornais locais e nacionais das emissoras TV Alterosa/SBT Minas /Diários Associados e TV Globo Minas. Mestra e doutora em Linguística do Texto e do Discurso pela UFMG, realizou estágio de pós-doutorado no Laboratoire Communication et Politique no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS - Paris, França - 2012-2014). Estuda narrativas audiovisuais contemporâneas sob a perspectiva interdisciplinar da retórica e argumentação, comunicação social, filosofia, tecnologia e sociedade. Foi Coordenadora de Comunicação e Cultura da Aliança Francesa de Brasília (2020-2022), e atuou como consultora (UNESCO) no Ministério da Educação (2010). Professora de cursos de pós-graduação em Comunicação desde 2014, em Brasília, também lecionou disciplinas voltadas para produção audiovisual e multimídia em cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda (2010-2022).
Áudio · 00:01:39
Ouvir áudio · 00:01:39Salvar imagemCopiar texto
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil·Foto: Brasil 61

O clima neste final de semana será predominantemente de sol e ar seco em todo o país, com alguns pontos de chuva. Na região Sul, apesar do frio pela manhã, o sábado e o domingo serão ensolarados. Uma nova frente fria provoca chuva no sul e leste do Rio Grande do Sul. Chove à noite na Grande Porto Alegre. Não há previsão de chuva para Florianópolis e Curitiba.  

No Sudeste, o sol predomina em São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro e no sul de Minas. A umidade do ar fica baixa à tarde no estado paulista. Alerta para temporais no Vale do Rio Doce (MG). Pancadas de chuva, raios e períodos com sol são previstos para o Espírito Santo, no norte do Rio de Janeiro, mas só na madrugada e começo da manhã.

Na região Centro-Oeste, o final de semana será com sol e calor. O dia amanhece com temperatura amena em Mato Grosso do Sul. No decorrer da tarde e à noite são previstas pancadas de chuva com raios no extremo norte de Mato Grosso do Sul, em Goiás e no Distrito Federal. 

No Nordeste brasileiro, o sol aparece forte e o tempo será seco. Pancadas de chuva com raios podem ocorrer no oeste e sudoeste da Bahia, norte e sul do Maranhão e do Piauí e no norte do Ceará, mas não há expectativa de chuva volumosa. Pode chover também pelo litoral leste do Nordeste, do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia.

Já no Norte, o sol também aparece forte, mas há pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite, em quase toda a Região. São esperados temporais e acumulados mais elevados no oeste do Amazonas e no Acre, mas há condições para chuva moderada a forte nas demais áreas destes estados. 

As informações são da Somar Meteorologia. 

Neste final de semana, sol e ar seco predominam em todo o país, com alguns pontos de chuva. Na região Sul, apesar do frio pela manhã, o sábado e o domingo vão ser ensolarados. Uma nova frente fria provoca chuva no sul e leste do Rio Grande do Sul. Chove à noite na Grande Porto Alegre. Não há previsão de chuva para Florianópolis e Curitiba.  

No Sudeste, o sol predomina em São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro e no sul de Minas. A umidade do ar fica baixa à tarde no estado paulista. Alerta para temporais no Vale do Rio Doce (MG). Pancadas de chuva, raios e períodos com sol são previstos para o Espírito Santo, no norte do Rio de Janeiro, mas só na madrugada e começo da manhã.

Na região Centro-Oeste, o final de semana vai ter sol e calor. O dia amanhece com temperatura amena em Mato Grosso do Sul. No decorrer da tarde e à noite são previstas pancadas de chuva com raios no extremo norte de Mato Grosso do Sul, em Goiás e no Distrito Federal. 

No Nordeste brasileiro, o sol aparece forte, e o tempo será seco. Pode haver pancadas de chuva com raios no oeste e sudoeste da Bahia, norte e sul do Maranhão e do Piauí e no norte do Ceará, mas sem expectativa de chuva volumosa. Pode chover também pelo litoral leste do Nordeste, do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia.

Já no Norte, o sol também aparece intenso, mas há pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite em quase toda a Região. São esperados temporais e acumulados mais elevados no oeste do Amazonas e no Acre, mas há condições para chuva moderada a forte nas demais áreas destes estados. 

As informações são da Somar Meteorologia. 
 

Últimas notícias

Ministério da Cultura

Rouanet nas Favelas 2 recebe 587 propostas e prevê investimento de R$ 10 milhões

SESI

SESI abre matrículas em diversos estados para 2027 com bolsas de até 100%

Empreendedorismo

Empreendedoras do DF defendem mais acesso ao crédito e participação nas políticas públicas

Eleições

RealTime Big Data: Vicentinho Júnior tem 52% dos votos válidos e Dorinha, 48%, no Tocantins

Eleições

Realtime Big Data: Allyson tem 52% dos votos válidos e Cadu de Lula, 48%, no segundo turno no RN

Sobre a repórter

Carolina Assunção

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, trabalhou durante 10 anos na apuração, produção e edição de reportagens para telejornais locais e nacionais das emissoras TV Alterosa/SBT Minas /Diários Associados e TV Globo Minas. Mestra e doutora em Linguística do Texto e do Discurso pela UFMG, realizou estágio de pós-doutorado no Laboratoire Communication et Politique no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS - Paris, França - 2012-2014). Estuda narrativas audiovisuais contemporâneas sob a perspectiva interdisciplinar da retórica e argumentação, comunicação social, filosofia, tecnologia e sociedade. Foi Coordenadora de Comunicação e Cultura da Aliança Francesa de Brasília (2020-2022), e atuou como consultora (UNESCO) no Ministério da Educação (2010). Professora de cursos de pós-graduação em Comunicação desde 2014, em Brasília, também lecionou disciplinas voltadas para produção audiovisual e multimídia em cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda (2010-2022).