Desenvolvimento Regional - Sudeco·24 de junho de 2024

Servidora do MIDR, Luciana Barros toma posse como superintendente da Sudeco

É a segunda mulher a assumir o cargo de direção da Autarquia. Ela reforça o compromisso de promover o desenvolvimento do Centro-Oeste

Por Redação Brasil 61
Áudio · 00:02:14
Ouvir áudio · 00:02:14Salvar imagemCopiar texto
A secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, representa o ministro do MIDR, Waldez Góes. (Foto: Ascom/Sudeco)
A secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, representa o ministro do MIDR, Waldez Góes. (Foto: Ascom/Sudeco)·Foto: Brasil 61

A servidora do Ministério da Integração e desenvolvimento Regional (MIDR) Luciana de Sousa Barros tomou posse no cargo de superintendente de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).  A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (24), na sede da Sudeco, em Brasília. À frente da Autarquia, ela terá, entre suas atribuições, a missão de coordenar e promover o desenvolvimento da região Centro-Oeste.

Luciana de Sousa Barros é a segunda mulher a assumir a direção da Sudeco, após a professora Rose Modesto. Em seu discurso de posse, reforçou o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento do Centro-Oeste. “Assumo a responsabilidade de trabalhar, incansavelmente, para reduzir as desigualdades regionais, desenvolver setores produtivos mais sustentáveis e includentes, e compreender as dinâmicas econômicas de cada região”, afirmou.    

Representando o ministro Waldez Góes, a secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, destacou que Luciana assume a Sudeco diante de um cenário oportuno para estreitar diálogo entre instituições do Governo Federal, Estadual e sociedade civil. “Estamos em um momento propício para o fortalecimento da Política Regional brasileira e das instituições correlatas. O presidente Lula tem o Desenvolvimento Regional como pauta estratégica do Governo, e nosso ministro, Waldez Góes, não tem poupado esforços para lutar pelo fortalecimento cada vez maior das superintendências de desenvolvimento regional”, afirmou.

Adriana ressaltou, ainda, que Luciana de Sousa Barros tem uma longa trajetória de trabalho na Superintendência, favorecendo a sua atuação à frente da autarquia. “Luciana acompanhou todo o processo de recriação da Sudeco e a conhece a como poucos. Isso faz toda a diferença quando temos a missão de trabalhar políticas de desenvolvimento, que são políticas de longo prazo de maturação”, completou.

Formada em Ciências Econômicas e pós-graduada em Gestão Pública e Finanças, a nova superintendente conta com a experiência de ter atuado como diretora de Administração da Sudeco; coordenadora-geral de Fundos de Financiamento e de Desenvolvimento; e coordenadora do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), onde exerceu a atividade de formular programas e ações para o desenvolvimento sustentável regional, articulando com órgãos e entidades público-privados.

A Sudeco

Extinta em 1990 e recriada pela Lei Complementar nº 129, de 8 de janeiro de 2009, a Sudeco tem a finalidade de promover o desenvolvimento regional, de forma includente e sustentável, e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional.

Compete, também, à Superintendência definir objetivos e metas econômicas e sociais que levem ao desenvolvimento sustentável da Região, assegurar a articulação das ações de desenvolvimento com o manejo controlado e sustentável dos recursos naturais; promover o desenvolvimento econômico, social e cultural e a proteção ambiental dos ecossistemas regionais, em especial do Cerrado e do Pantanal, por meio da adoção de políticas diferenciadas para as sub-regiões.

Fonte: MIDR

Coordenar e promover o desenvolvimento regional, com o objetivo de reduzir desigualdades, gerar crescimento econômico, emprego e renda para o Centro-Oeste. Essas são algumas das responsabilidades da nova superintendente de Desenvolvimento Regional do Centro-Oeste, Luciana Barros, que tomou posse nesta segunda-feira, 24, na sede da Sudeco, em Brasília.

Servidora do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, desde 2011, Luciana é a segunda mulher a assumir o cargo de direção da Autarquia. Em seu discurso de posse, ela reforçou o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento da região Centro-Oeste.

Sonora Luciana 
“Assumo a responsabilidade de trabalhar incansavelmente para reduzir as desigualdades regionais, desenvolver setores produtivos mais sustentáveis e includentes, e compreender as dinâmicas econômicas de cada região”.

Representando o ministro Waldez Góes, a secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, destacou que Luciana assume a Sudeco em um cenário oportuno para estreitar diálogo entre instituições do Governo Federal, Estadual e sociedade civil.

Sonora Adriana 
“Estamos em um momento propício para o fortalecimento da Política Regional brasileira e das instituições correlatas. O presidente Lula tem o Desenvolvimento Regional como pauta estratégica do Governo, e nosso ministro, Waldez Góes, não tem poupado esforços para lutar pelo fortalecimento cada vez maior das superintendências de desenvolvimento regional”.

Luciana já exerceu cargos de diretora de Administração da Sudeco; coordenadora-geral de Fundos de Financiamento e de Desenvolvimento; e coordenadora do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste.

Reportagem, Priscilla Klein.

Últimas notícias

Loteria

Resultado da Lotofácil 3813 (24/10/2026): números sorteados

Região Sul

O TEMPO E A TEMPERATURA: frio e chuva com trovoadas no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul no domingo (25)

Região Centro-Oeste

O TEMPO E A TEMPERATURA: temporais isolados atingem Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e DF no domingo (25)

Região Sudeste

O TEMPO E A TEMPERATURA: pancadas com trovoadas atingem as quatro capitais do Sudeste no domingo (25)

Região Norte

O TEMPO E A TEMPERATURA: chuva isolada atinge Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima no domingo (25)

Sobre a repórter

Redação Brasil 61