Saúde·15 de outubro de 2018

SAÚDE CRÔNICA: Ei, eu preciso de você!

Por Agência do Rádio
Áudio · 00:03:27
Ouvir áudio · 00:03:27

É difícil ouvir que a gente não se importa com o outro, ou que a gente só olha pro próprio umbigo, não é? Mas você já parou para fazer algo por alguém hoje? Ou está tão absorvido em conseguir um aumento, quem sabe um emprego em que tenha mais destaque, estabilidade, conforto. Mas tudo pra você. Não pro outro. Afinal, de vez em quando a gente dá um dinheiro no semáforo, ou até manda roupas pra algum lugar carente e acha que já cumpriu o dever de bom cidadão.

Mas você sabe, não é assim. Faz pouco tempo que uma amiga me mostrou o que significa se doar por inteiro por alguém. Tive o privilégio de estar com ela no momento do parto que veio carregado de emoções de uma gravidez solitária, foi solitária, cheia de contratempos que podiam ter enfraquecido qualquer pessoa. Mas não a ela.
O que mais me chamou a atenção é que nas horas de maior dor, quando as contrações estavam tão fortes que ela não conseguia nem mesmo respirar, ela falava: “Vem filho. A mamãe te ama muito. Ela está te esperando”. Naquele momento parece que a força voltou . E foi naquela hora que os olhos da minha amiga brilharam de novo. E com uma força que ainda não tinha aparecido, ela foi até o final. Em poucos minutos, o bebê nasceu. Foi um momento lindo. De amor, de êxtase, de vitória!

Todo o esforço não foi por ela, mas por alguém que viria logo, logo. Nesse dia não só a histórias deles dois mudou. A minha também. Percebi que por mais forte que sejamos, sempre precisamos de apoio. Sempre precisaremos de alguém que acredita na gente, que está ali até mesmo para ser duro. Seja essa pessoa conhecida, ou não.
Minha amiga acreditou em mim e me escolheu pra esse momento e, provavelmente, nem tem ideia de que foi ela quem me ajudou. E não o contrário. Por isso, olhe pro lado, olhe pro outro, lembre que somos 2, 3, 10, 1000...quase oito bilhões no planeta e podemos transformar vidas e não apenas tentar viver uma só. Se doar por alguém, faz de nós verdadeiros seres humanos.

...

Últimas notícias

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Sobre a repórter

Agência do Rádio