Política·30 de abril de 2018

RORAIMA: Senadora é favorável à prorrogação dos incentivos fiscais para empresas roraimenses que fazem parte da Sudam

<p>O tema foi aprovado no Senado e seguir&aacute; para tramita&ccedil;&atilde;o na C&acirc;mara dos Deputados</p>

Por Agência do Rádio
Áudio · 00:02:29
Ouvir áudio · 00:02:29Copiar texto

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou a prorrogação dos incentivos fiscais para empresas que fazem parte das Superintendências de Desenvolvimento da Amazônia, a Sudam, e do Nordeste, a Sudene. O benefício atual é válido até o fim de 2018 e a proposta do Projeto de Lei do Senado 656, de 2015, do senador Eunício Oliveira, do MDB do Ceará, é que os benefícios sejam prorrogados até 2023. Empresas com projetos aprovados nas superintendências têm direito à redução de 75% do Imposto de Renda, calculado de acordo com o lucro da exploração do empreendimento.

MAIS: Acesse a versão web desta matéria para sites e blogs

A matéria foi analisada com caráter terminativo no Senado, e se não houver recurso para análise em plenário, segue para tramitação na Câmara dos Deputados. Na opinião da senadora Ângela Portela, do PDT de Roraima, a prorrogação dos incentivos fiscais para empresas incluídas nas áreas da Sudam colabora para o desenvolvimento econômico da região amazônica.

“Considero que a proposta de prorrogação de determinados incentivos fiscais às empresas instaladas na área da Sudam tende a gerar emprego e renda aos trabalhadores dos estados da região amazônica. É uma ideia que eu vejo com simpatia.”

O fomento da economia e a geração de empregos são os principais argumentos de é favorável à prorrogação dos benefícios para as empresas inclusas na Sudam e na Sudene.

Em Roraima, estado do senador Telmário Mota, do PTB, foram gerados 288 empregos, até o fim de 2017, em empreendimentos que pertencem à Sudam. Para o parlamentar, a medida colabora para alavancar a economia do estado.

“Esse incentivo, que terminaria em 2018, até 2023, eu acho que ele chega em um bom momento para dar uma injeção de ânimo para estar alavancando a economia tanto do Norte, quanto do Nordeste. Nós precisamos fazer o Brasil crescer como um todo, crescer igualitariamente.”

Desde 2007, foram concedidos mais de 1500 laudos para redução do imposto de renda a mais de 400 empresas situadas na Amazônia Legal. Segundo a Sudam, mais de 1.800 projetos de incentivos fiscais foram aprovados em todas as modalidades e a previsão dos recursos com incentivos fiscais concedidos somam R$ 19,5 bilhões desde 2007.

Reportagem, Paulo Henrique Gomes

Últimas notícias

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Sobre a repórter

Agência do Rádio