Saúde·12 de março de 2015

RIO GRANDE DO NORTE: Mais de 84 mil meninas devem ser vacinadas contra o HPV no estado

<p><span style="font-size: 16px; line-height: 18.3999996185303px;">Este ano, o Minist&eacute;rio da Sa&uacute;de recomenda &agrave; secretaria estadual de Sa&uacute;de do Rio Grande do Norte e &agrave;s administra&ccedil;&otilde;es municipais que fa&ccedil;am parcerias com as escolas p&uacute;blicas e privadas, repetindo a estrat&eacute;gia adotada na primeira dose da vacina contra o HPV</span></p>

Por Agência do Rádio
Copiar texto

REPÓRTER: O público-alvo da vacinação contra o vírus HPV nas unidades de saúde do Rio Grande do Norte e do todo o Brasil foi ampliado. É que agora o Sistema Único de Saúde incluiu doses da vacina contra o vírus no Calendário Nacional de Vacinação para meninas de 9 a 11 anos. Desde o ano passado, adolescentes de até 13 anos passaram a ser vacinadas. Agora, com a ampliação da faixa etária, as meninas mais novas também podem receber, regularmente, a primeira dose e seguir o esquema vacinal, composto por mais duas doses – a segunda, a ser tomada seis meses depois, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira. A vacina contra o HPV está disponível para as meninas de 9 a 11 anos e também para todas as adolescentes que ainda não tomaram a segunda dose da vacina. Para a sub-coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, do Rio Grande do Norte, Estela Leal, o principal objetivo dessa vacina é a proteção futura da saúde dessas meninas.

SONORA: Sub-Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte - Estela Leal

“Essa vacina ela é aplicada muito antes, no caso dessas adolescente, iniciarem a sua vida afetiva, a sua vida sexual para garantir realmente a sua proteção. Então, não há nenhum estímulo em relação à isso, em função da associação dessa vacina com o início da vida sexual. Não existe nenhum estímulo. O que existe sim, é a proteção contra o câncer do colo do útero.”

REPÓRTER: No Rio Grande do Norte, a estimativa do Ministério da Saúde é de que mais de 84 mil meninas com idades entre 9 e 13 anos sejam vacinadas contra o HPV, vírus responsável por provocar o câncer do colo do útero. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reforça aos pais das jovens que não há motivos para terem receio, já que a vacina é segura.

SONORA: ministro da Saúde - Arthur Chioro

"Uma vacina segura, garantida pela Organização Mundial de Saúde [OMS]. Não há registro de acidentes graves, de óbitos, por uso dessa vacina. Portanto, é uma vacina que conta com toda segurança e é por isso que nós estamos apelando a todos os pais, responsáveis, que cumpram o seu papel. Deem a oportunidade a suas filhas escreverem uma nova história que milhares não tiveram a oportunidade de fazer ao longo da sua vida por não ter uma tecnologia tão segura como a vacina do HPV disponível para proteger."

REPÓRTER: Este ano, o Ministério da Saúde recomenda à secretaria estadual de Saúde do Rio Grande do Norte e às administrações municipais que façam parcerias com as escolas públicas e privadas, repetindo a estratégia adotada na primeira dose da vacina contra o HPV, quando mais de 94 por cento das meninas de 11 a 13 anos do estado foram vacinadas. Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br.

Reportagem, Alexandre Souza

Últimas notícias

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Sobre a repórter

Agência do Rádio