...
LOC: A cidade do Rio de Janeiro está de parabéns no que diz respeito ao combate do mosquito transmissor dos vírus Dengue, Zika e Chikungunya. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no primeiro trimestre deste ano, foram registrados pouco mais de 1.200 casos de Dengue. Das outras duas doenças, as notificações não passaram de 200 casos. A superintendente de Vigilância em Saúde Cristina Lemos avalia a situação epidemiológica.
TEC/SONORA: Cristina Lemos, superintendente de Vigilância em Saúde.
“Na cidade do Rio de Janeiro, a gente tem uma situação bem mais tranquila se comparar o primeiro trimestre de cada ano. Os números são bem mais baixos. Muito provavelmente, o clima ajudou, a gente teve um mês de fevereiro 30% mais seco que os anos anteriores, principalmente 2016. A gente esperava ter um aumento de Chikungunya, mas não teve.”
LOC: Como neste ano a cidade teve um verão de temperaturas mais brandas e com menos chuvas, o índice de infestação de mosquitos, o LIRAa, também apresentou queda no primeiro trimestre de 2017. A superintendente de Vigilância comenta a diminuição dos focos do vetor.
TEC/SONORA: Cristina Lemos, superintendente de Vigilância em Saúde.
“O nosso LIRAa, de março, foi 0,8. O de janeiro foi de 0,97. Houve uma pequena diminuição do índice de infestação na cidade do Rio de Janeiro. A gente ainda tem algumas áreas que precisam intensificar o trabalho, mas na média geral a gente tá com um resultado bastante satisfatório. Dos meses de março dos anos anteriores, numa série histórica, esse foi o LIRAa mais baixo.”
LOC: Apesar dos baixos índices de infestação do mosquito e da diminuição nos registros de notificações das três doenças, Christina Lemos garante que o trabalho de combate continua.
TEC/SONORA: Cristina Lemos, superintendente de Vigilância em Saúde.
“É muito satisfatório, mas não nos deixa relaxados. A gente mantém o monitoramento, mantém todo o trabalho que é feito, mas é uma condição um pouco mais tranquila.”
LOC: Para evitar que o mosquito se reproduza, é essencial que a população se comprometa com a limpeza de seus quintais, evite o acúmulo indevido de água e descarte o lixo corretamente nos dias de coleta. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.