A Defesa Civil Nacional reconheceu nesta segunda-feira (16) a situação de emergência em 15 cidades da Região Sul por conta de desastres naturais. Ao todo, 13 localidades do Rio Grande do Sul enfrentam a estiagem. São elas: Boa Vista do Incra, Cerro Branco, Cristal do Sul, Liberato Salzano, Mata, Novo Tiradentes, Paraíso do Sul, Rio dos Índios, Santa Maria, São Pedro das Missões, Vista Alegre e Vista Gaúcha. No mesmo estado, a cidade de Agudo registrou queda de granizo. Por fim, Penha, em Santa Catarina, foi atingida por chuvas intensas.
Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil
Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
A Defesa Civil Nacional reconheceu nesta segunda-feira, 16 de janeiro, a situação de emergência em 15 cidades da Região Sul atingidas por desastres naturais.
Ao todo, 13 localidades do Rio Grande do Sul enfrentam a estiagem. São elas: Boa Vista do Incra, Cerro Branco, Cristal do Sul, Liberato Salzano, Mata, Novo Tiradentes, Paraíso do Sul, Rio dos Índios, Santa Maria, São Pedro das Missões, Vista Alegre e Vista Gaúcha. No mesmo estado, a cidade de Agudo registrou queda de granizo.
Já Penha, em Santa Catarina, foi atingida por chuvas intensas.
Em todo o Brasil, estados e municípios com reconhecimento de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar recursos federais para ações de defesa civil.
Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, explica de que forma os repasses podem ser aplicados.
SONORA KARINE LOPES
Os recursos da Defesa Civil podem ser empregados naquele primeiro momento que acontece o desastre pra fazer assistência humanitária, pra dar kits de higiene, alimentação pras pessoas que foram atingidas, que enfrentam as consequências daquele desastre, bem como pra restabelecimento dos serviços essenciais, como, por exemplo, abastecimento de água e desobstrução de vias públicas. Além disso, nós também podemos utilizar o os recursos da Defesa Civil pra fazer reconstrução de infraestruturas públicas destruídas pelo desastre ou ainda de habitações destruídas pelo desastre
A solicitação de recursos deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em http://s2id.mi.gov.br .
Para mais informações sobre as ações do Governo Federal em proteção e defesa civil, acesse http://mdr.gov.br .
Reportagem, Vicente Melo