Pré-candidato ao Palácio do Planalto pelo MDB, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles afirmou nesta segunda-feira (30) que irá propor um ‘pacto de confiança’ aos brasileiros, caso seja eleito presidente da República.
MAIS: Confira a versão desta matéria para sites e blogs
De acordo com o presidenciável, o país precisa recuperar a segurança para que empresários possam empreender gerando empregos, aquecendo o mercado e fortalecendo a economia.
“Eu proponho um pacto de confiança. O Brasil precisa recuperar a confiança, os empresários precisam recuperar a confiança para investir, os consumidores precisam recuperar a confiança para acreditarem que devem, sim, continuar trabalhando, consumindo. E, para isso, o Brasil tem de crescer, porque no momento em que cresce, gera aumento de arrecadação para os municípios, que pode investir mais em serviços básicos, inclusive educação fundamental e para os estados que vão garantir equipamento de polícia”.
Ao lado dos também pré-candidatos Geraldo Alckmin (PSDB) e João Amoêdo (Novo), Meirelles participou de um debate promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em São Paulo (SP).
No evento, o emedebista explicou que para restaurar a confiança, fazendo com que o país siga o caminho do crescimento, é necessária uma reforma estrutural do estado brasileiro, diminuindo as despesas e aumentando a arrecadação.
“Tem estado brasileiro que tem 10 anos que não contrata efetivo, não tem policial. E é importante que se retome isso. Mas para isso a arrecadação tem de crescer. E o governo federal com esse déficit monumental. 75% do crescimento das despesas nos últimos 25 anos no Brasil foram de despesas obrigatórias, Constitucionais. Então, o ‘como’ é, sim, a reforma da Previdência, o ‘como’ é, sim, reformar a Constituição e diminuir as despesas obrigatórias. Porque senão, o resto vai ser apenas teoria”.
Henrique Meirelles deve ser oficializado como candidato à presidência da República pelo MDB, na próxima quinta-feira (2), durante convenção nacional do partido, em Brasília.
Com a colaboração de João Paulo Machado, reportagem Raphael Costa