Saúde·24 de novembro de 2017

QUIXADÁ (CE): Coletas externas são responsáveis por mais da metade das doações de sangue na região

Por Agência do Rádio

Doador há mais de 25 anos, Francisco Marivaldo Ermes, 44 anos, casado, pai de uma menina de três anos e oito meses, é mais conhecido no Bairro Centro, onde mora, como Marivaldo. Doou sangue pela primeira vez aos 18 anos, quando estava no Exército, e houve uma seleção para levar voluntários. Hoje, ele faz até campanha para incentivar as pessoas a praticarem o gesto de solidariedade. Na casa do representante comercial, além dele, o sobrinho e o cunhado são doadores. A esposa, Aline de Sousa Ferreira, não pode doar porque teve hepatite B. Marivaldo pratica rapel, joga bola todo dia e gosta de pedalar. Tudo isso para manter-se saudável. Ele conta sobre a importância de doar sangue.

“Muita gente não doa pensando que dói, tem medo. Muita gente ainda não vai doar pensando que é perigoso. E, na verdade, não é. É simples demais. Eu gosto de chamar as pessoas para doar. Até porque é um ato de caridade com as pessoas, um ato de ajudar. É fazer o bem, sem saber a quem.”

O Hemocentro Regional de Quixadá recebe em torno de 600 bolsas de sangue por mês e atende 26 municípios. Entre eles estão Quixeramobim, Boa Viagem, Quixerê, Iracema e Canindé. Segundo a diretora do hemocentro, Valdirene Barbosa Brito, mais da metade das doações vem das coletas externas. Ela explica que essas ações são realizadas em parceria com municípios que possuem agências transfusionais e que fazem armazenamento dos hemocomponentes.

“Nós temos os carros que transportam o material e a equipe, que se instala num local, que foi previamente visitado pela equipe da captação, para ver se atende às salas que são necessárias para que aconteça a coleta. Muitas vezes em colégios, às vezes em policlínicas. A gente combina com o parceiro da cidade, leva tido o material e faz a coleta lá no local.”

Para ser um doador de sangue, é preciso estar com boa saúde, pesar mais de 50 quilos e ter de 16 a 69 anos. Menores de 18 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis. O Hemocentro Regional de Quixadá está localizado na Avenida Francisco Almeida Pinheiro, número 2.340, no Planalto Universitário, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das sete da manhã às cinco da tarde; e, aos sábados, das sete da manhã ao meio-dia. O telefone para contato é o 3445-1009. Repetindo: 3445-1009. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

 

Últimas notícias

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Sobre a repórter

Agência do Rádio