A instabilidade prevista para esta terça-feira, 3 de novembro, em Belo Horizonte não deve ficar restrita ao dia de hoje. Pela projeção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há chance de chuva em todos os dias até sexta-feira, acompanhada de uma elevação gradual das temperaturas máximas na cidade ao longo da semana.
A previsão para a manhã indicava céu com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada. Para esta tarde, o prognóstico aponta nebulosidade elevada, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. À noite, o tempo deve seguir no mesmo padrão, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas em pontos da cidade. Os termômetros devem variar entre a mínima de 16°C e a máxima de 29°C.
A umidade relativa do ar tem máxima prevista de 95% na madrugada, enquanto o índice mínimo esperado para esta tarde é de 40%. Os ventos devem soprar fracos, com direção predominante entre oeste e noroeste.
Nesta primavera, o sol nasceu às 05h15 em Belo Horizonte e se põe às 18h06. A tendência apontada pelo Inmet é de ligeira elevação da temperatura máxima, com a mínima estável em relação ao dia anterior.
Para os próximos dias, a quarta-feira, 4, deve ter céu encoberto com chuvisco, mínima de 16°C e máxima de 30°C. Na quinta-feira, 5, a previsão é de muitas nuvens com chuva isolada, entre 18°C e 32°C. Já a sexta-feira, 6, volta a ter muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com mínima de 18°C e máxima de 33°C.
Entenda os termos
- Chuvisco/garoa — Precipitação uniforme de gotículas de água muito pequenas (diâmetro inferior a 0,5 mm), próximas entre si, que dão a impressão de quase flutuar no ar.
5 motivos para acompanhar as previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
- Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
- Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Em Belo Horizonte, a previsão para esta terça-feira indica muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Atenção para a possibilidade de chuva em diferentes momentos do dia. A previsão para a manhã indicava céu com muitas nuvens e chance de chuva isolada. Para esta tarde, o prognóstico aponta muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. À noite, o tempo deve continuar com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura mínima prevista é de dezesseis graus e a máxima pode chegar a vinte e nove graus. A umidade do ar tinha máxima prevista de noventa e cinco por cento na madrugada, e, para esta tarde, o índice mínimo esperado é de quarenta por cento. Os ventos devem soprar fracos, na direção entre oeste e noroeste. O sol nasceu às cinco e quinze da manhã e se põe às seis e seis da tarde. Com chance de chuva e trovoadas, vale levar o guarda-chuva e redobrar a atenção ao dirigir nos momentos de pancadas mais fortes. Este é um conteúdo do Brasil meia um, produzido a partir de dados do Instituto Nacional de Meteorologia.