A quarta-feira, 4 de novembro, deve ser o dia de céu mais aberto dentro do horizonte de previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para Aracaju: da quinta-feira ao sábado, o instituto projeta muitas nuvens sobre a cidade. Para hoje, a tendência é de ligeira elevação da temperatura máxima, enquanto a mínima permanece estável em relação aos dias anteriores.
Para a manhã, a previsão indicava muitas nuvens no céu da cidade. Para esta tarde, o Inmet projeta redução da nebulosidade, com poucas nuvens, cenário que deve se manter à noite. Os termômetros devem variar entre a mínima de 23°C e a máxima de 29°C, sem indicação de chuva ao longo do dia.
A umidade relativa do ar deve oscilar bastante no período. A previsão indicava índice máximo de 85% na madrugada, enquanto para esta tarde o valor mínimo esperado é de 65%, patamar considerado confortável e sem alerta para ressecamento. A previsão indica vento fraco a moderado, com rajadas, na direção de leste para oeste.
O sol nasceu às 4h57 e se põe às 17h28, com cerca de doze horas e meia de claridade nesta fase da primavera. Com a nebulosidade reduzida à tarde, a exposição direta ao sol tende a ser mais intensa nos horários centrais do dia.
Para os próximos dias, o Inmet prevê tempo com muitas nuvens em Aracaju. Na quinta-feira, 5, as temperaturas devem ficar entre 24°C e 30°C. Na sexta-feira, 6, a máxima pode chegar a 31°C, com mínima de 24°C. No sábado, 7, a previsão é de mínima de 24°C e máxima de 30°C.
Entenda os termos
- Rajada de vento — Variação súbita da velocidade do vento em curto intervalo de tempo.
5 motivos para acompanhar as previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
- Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
- Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Em Aracaju, a previsão para esta quarta-feira indica predomínio de poucas nuvens, sem expectativa de chuva. Para a manhã, a previsão indicava muitas nuvens sobre a cidade. Para esta tarde, o cenário esperado é de céu com poucas nuvens, e à noite o tempo deve seguir assim, com nebulosidade reduzida. A temperatura mínima prevista é de vinte e três graus e a máxima pode chegar a vinte e nove graus, com tendência de ligeira elevação. A umidade do ar prevista para a madrugada era de oitenta e cinco por cento, e para esta tarde o índice mínimo esperado é de sessenta e cinco por cento. A previsão indica vento fraco a moderado, com rajadas, na direção de leste para oeste. O sol nasceu às quatro e cinquenta e sete da manhã e se põe às cinco e vinte e oito da tarde. Com o céu mais aberto à tarde e o sol forte da primavera, vale usar protetor solar, buscar a sombra nos horários centrais do dia e beber bastante água. Do Brasil meia um, com dados do Instituto Nacional de Meteorologia.