Brasil Mineral - Brasil Mineral·22 de outubro de 2024

Pedras preciosas: Tocantins conclui segunda etapa de mapeamento geológico

Só em Monte Santo, são cerca de cinco cooperativas legalizadas que trabalham com a extração de esmeraldas

Por Revista Brasil MineralEditada pela Signus Editora, desde 1984, é a principal publicação brasileira cobrindo todas as áreas relacionadas ao setor mineral: geologia, extração mineral, metalurgia e siderurgia.
Salvar imagemCopiar texto
Foto: Ameto/Governo do Tocantins
Foto: Ameto/Governo do Tocantins·Foto: Brasil 61

O Governo do Estado, por meio da equipe técnica da Diretoria de Geologia e Mineração (DIGM) da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), visitou a região de Monte Santo do Tocantins, para realizar a segunda etapa do mapeamento geológico em áreas estratégicas de interesse do Estado. O trabalho ocorreu entre os dias 14 a 18 e teve como objetivo produzir um relatório e um mapa com todos os pontos de ocorrência de esmeraldas na região, integrados a dados geológicos, geofísicos e altimétricos, e disponibilizá-los para uso das cooperativas de garimpeiros, mineradores e da comunidade em geral.

“Com a pesquisa em campo sendo efetivada, temos dados e comprovações que irão contribuir tanto para o pequeno investidor quanto para o grande, com levantamentos precisos e seguros. Só em Monte Santo, são cerca de cinco cooperativas legalizadas que trabalham com a extração de esmeraldas, gerando emprego e renda na região”, comentou o presidente da Ameto, Milton Neris.

De acordo com o geólogo da Ameto, Sanclever Peixoto, este levantamento também atende ao termo de compromisso estabelecido entre a Ameto e a Universidade de Brasília (UnB), no projeto coordenado pela professora dra. Suzi Huff Theodoro, para o desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APL) de esmeraldas e o uso do pó de rochas da região como fertilizante natural (remineralizadores de solos) para as plantas. “O Governo do Tocantins reconhece a importância do município para o desenvolvimento do setor mineral. Uma prova disso é que, além desses projetos, também está buscando recursos para a implantação das escolas de lapidação de pedras preciosas em Monte Santo e Palmas. O projeto já foi elaborado pela equipe da DIGM e está em fase de captação de recursos para sua implementação”, ressaltou o geólogo da Ameto.

Últimas notícias

Região Centro-Oeste

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste tem calor e chuva isolada no com alerta de tempestade em Mato Grosso do Sul neste sábado (24)

Região Sudeste

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Sudeste terá tempo instável e alerta de tempestade neste sábado (24)

Região Norte

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Norte tem nebulosidade e chuva isolada no Amazonas e no Tocantins neste sábado (24)

Região Nordeste

O TEMPO E A TEMPERATURA: muitas nuvens e calor intenso em todos os estados do Nordeste neste sábado (24)

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Sobre a repórter

Revista Brasil Mineral

Editada pela Signus Editora, desde 1984, é a principal publicação brasileira cobrindo todas as áreas relacionadas ao setor mineral: geologia, extração mineral, metalurgia e siderurgia.