Esporte·16 de janeiro de 2018

Organização internacional aponta Brasileirão como terceiro campeonato mais difícil do mundo

<p>Apenas a Liga Espanhola e o Campeonato Ingl&ecirc;s est&atilde;o &agrave; frente do principal torneio brasileiro, de acordo com a IFFHS</p>

Por Agência do Rádio
Áudio · 00:01:33
Ouvir áudio · 00:01:33Copiar texto

Disputado por 20 clubes em formato de pontos corridos, o Brasileirão é o terceiro campeonato mais competitivo do mundo. Pelo menos é essa a conclusão da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), que adotou como critério os desempenhos dos cinco melhores times de cada país em torneios nacionais e internacionais. Apenas a Liga Espanhola e o Campeonato Inglês estão à frente do principal torneio brasileiro, em um ranking com 90 ligas de diversos países. A organização com sede na Suíça leva em conta o período entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2017.

Os desempenhos de Grêmio, campeão da Libertadores, e Flamengo, finalista da Sul-Americana, pesaram para que o Brasileirão tenha ficado à frente de ligas com maior poder de investimento, como a francesa e a italiana. O Campeonato Português, dos gigantes Benfica, Porto e Sporting, aparecem apenas na 16ª colocação após um ano sem grande protagonismo em competições europeias. A Holanda, mesmo com a ida do Ajax à final da Liga Europa, está apenas na 22ª posição entre os campeonatos nacionais, enquanto o Campeonato Chinês, que tem gastado quantias astronômicas para levar grandes estrelas, aparece só na 38ª colocação da lista. A MLS, liga norte-americana, ocupa o lugar de número 53.

Reportagem, Tácido Rodrigues
 

Últimas notícias

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Sobre a repórter

Agência do Rádio