A obra de macrodrenagem da bacia do Córrego Afonso XIII, na cidade de Tupã (SP), foi inaugurada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) nesta terça-feira (13). O empreendimento vai contribuir para reduzir os riscos de enxurradas e alagamentos em 27 bairros e conta com investimento total de mais de R$ 26 milhões.
A obra estava parada há aproximadamente 10 anos e foi retomada em 2019. Cerca de 9,5 mil famílias serão beneficiadas. O projeto abrange a canalização do córrego, a estabilização de taludes, a recuperação da mata ciliar, a ampliação de sistema de drenagem urbana — com a execução de galerias — e a construção de um reservatório de detenção.
Localizado na região Centro-Oeste do estado, o município sofria há anos com as enchentes provocadas por um sistema de drenagem ineficaz. Destruição de parte do asfalto da cidade e da rede de telefonia, desmoronamento de postes de alta tensão e muros e rompimento da rede coletora de esgoto foram alguns dos estragos contabilizados pela prefeitura em 2013 — quando ocorreu uma das maiores inundações da história do município.
Presente à inauguração, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, elencou os benefícios da iniciativa. “É uma obra que previne desastres, reduz o custo de manutenção das vias, preserva o meio ambiente, reduz a veiculação de doenças e contribui para a geração de postos formais de trabalho’", disse.
Para Leandro César Pinheiro, que é gerente de um posto de combustíveis próximo ao córrego, com o fim dos alagamentos, a rotina de trabalho nos períodos de chuva vai mudar. “Quando chegávamos para trabalhar estava tudo alagado. Tínhamos o transtorno de ter que limpar tudo, fazer a manutenção dos equipamentos e ainda perdíamos clientes. Sofremos muitos anos com esse problema. Essa obra veio para resolver, representa o fim dos nossos prejuízos”, afirmou.
A cidade de Tupã, em São Paulo, agora conta com novo sistema de macrodrenagem. Instalado na bacia do Córrego Afonso XIII, o sistema foi inaugurado nesta terça-feira, 13 de agosto, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR.
O investimento total foi de mais de 26 milhões de reais. A obra vai contribuir para reduzir os riscos de inundações, provocadas, principalmente, por chuvas de verão.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, falou sobre os benefícios da iniciativa para a população local.
SONORA: Daniel Ferreira
“É uma obra que previne desastres, reduz o custo de manutenção das vias, preserva o meio ambiente, reduz a veiculação de doenças e contribui para a geração de postos formais de trabalho"
O projeto abrange a canalização do córrego, a estabilização de taludes, a recuperação da mata ciliar, a ampliação de sistema de drenagem urbana e a construção de um reservatório de detenção.
Para mais informações, acesse mdr.gov.br
Reportagem, Gabriela Sant’Anna