Tempo - Região Nordeste·27 de outubro de 2026

O TEMPO E A TEMPERATURA: Piauí tem trovoadas e o calor mais forte do país nesta quarta-feira (28)

Teresina chega a 39°C; Salvador tem chuva isolada o dia todo

Por Sophia Maria Duarte MunizSophia Muniz é estudante de Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Católica de Brasília (UCB) e repórter estagiária do Brasil 61. Também atuou como estagiária no Conselho Federal de Nutrição (CFN), na área de assessoria de imprensa, com experiência em comunicação institucional e produção de conteúdo jornalístico.
Áudio · 00:01:09
Ouvir áudio · 00:01:09Salvar imagemCopiar texto
Brasil 61
Brasil 61·Foto: Brasil 61

A quarta-feira (28) será de calor intenso na Região Nordeste, com pancadas de chuva em áreas do Piauí, da Bahia e do Maranhão. Teresina registra máxima de 39°C, a maior prevista para o país. No litoral baiano, Salvador pode ter chuva isolada durante todo o dia, enquanto no Maranhão a precipitação está prevista principalmente para a tarde.

No Piauí, Teresina terá pancadas de chuva e trovoadas pela manhã e à tarde, além de rajadas de vento. A umidade relativa do ar pode cair a 30%. Campo Maior, Piripiri e Oeiras também podem registrar instabilidade. No Maranhão, São Luís terá chuva isolada à tarde e máxima de 32°C. Santa Inês, Codó e Bacabal também podem ter precipitação.

Na Bahia, Salvador terá pancadas isoladas pela manhã, à tarde e à noite, com máxima de 31°C e umidade de até 100%. A chuva também pode atingir Camaçari, Lauro de Freitas, Santo Amaro e Valença.

Nos demais estados, o tempo permanece firme nas localidades citadas. Aracaju terá máxima de 31°C, enquanto Maceió chega a 30°C. Recife registra 32°C, João Pessoa, 31°C, e Natal, 32°C. No Ceará, Fortaleza também chega a 32°C, com possibilidade de rajadas de vento. Lagarto, Propriá, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Vitória de Santo Antão, Goiana, Serra Talhada, Guarabira, Cajazeiras, Parnamirim, Currais Novos, Crato, Iguatu e Quixadá seguem sem previsão de chuva.

5 motivos para acompanhar as previsões do tempo

  • Agricultura: garantia de uma boa colheita;
  • Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
  • Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
  • Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
  • Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.

Importância das observações meteorológicas no INMET

As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A quarta-feira (28) será de calor intenso no Nordeste, com trovoadas no Piauí e chuva isolada em áreas da Bahia e do Maranhão. Em Teresina, a máxima chega a 39°C, a maior prevista para o país. A capital terá pancadas de chuva e trovoadas pela manhã e à tarde, além de rajadas de vento. Campo Maior, Piripiri e Oeiras também podem registrar instabilidade.

No Maranhão, São Luís terá chuva isolada à tarde e máxima de 32°C. Santa Inês, Codó e Bacabal também podem ter precipitação. Na Bahia, Salvador registra máxima de 31°C e possibilidade de chuva durante todo o dia, com instabilidade também em Camaçari, Lauro de Freitas, Santo Amaro e Valença.

Nos demais estados, o tempo segue firme. Aracaju chega a 31°C, Maceió a 30°C, Recife a 32°C, João Pessoa a 31°C, Natal a 32°C e Fortaleza também a 32°C.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia

Sophia Muniz, o tempo e a temperatura.

Últimas notícias

Dólar

Dólar fecha em queda de 0,97% e encerra cotado a R$ 5,34

Loteria

Resultado da Mega-Sena 3076 de hoje (27/10/2026): números sorteados

Loteria

Resultado da Lotofácil 3815 de hoje (27/10/2026): números sorteados

Região Sul

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sul tem quarta-feira (28) de tempo estável e temperaturas amenas

Região Centro-Oeste

O TEMPO E A TEMPERATURA: trovoadas atingem Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e DF nesta quarta-feira (28)

Sobre a repórter

Sophia Maria Duarte Muniz

Sophia Muniz é estudante de Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Católica de Brasília (UCB) e repórter estagiária do Brasil 61. Também atuou como estagiária no Conselho Federal de Nutrição (CFN), na área de assessoria de imprensa, com experiência em comunicação institucional e produção de conteúdo jornalístico.