Saúde·14 de abril de 2020

Número de casos confirmados de coronavírus no Brasil passa de 23 mil; óbitos chegam a 1,3 mil

Por Thiago MarcoliniJornalista formado há quatro anos, com experiência em redação, rádio e assessoria de imprensa. Trabalhou na cobertura da Copa do Mundo 2014 e nas duas últimas eleições presidenciais. Antes de ingressar na equipe do Brasil61, passou pela Band News FM, Agência Brasília, além de ter trabalhado também com comunicação corporativa.
Áudio · 00:02:32
Ouvir áudio · 00:02:32

Nesta segunda-feira (13), o número de casos confirmados de coronavírus subiu para 23.430, de acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. Houve registro de 1.261 novas confirmações em 24 horas. 

O número de mortes também cresceu. Em todo o país, são 1.328 óbitos confirmados por Covid-19. Houve aumento de 5,7% no período de 24 horas.

No Amazonas, o índice de incidência do coronavírus é o triplo do nacional, com 303 casos a cada 1 milhão de habitantes. A média do Brasil é de 111 casos a cada um milhão de pessoas. 

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, destaca que o sistema de saúde do Amazonas será reforçado com profissionais da Força Nacional do SUS e com um hospital de campanha.

“Manaus está naquele ponto em que a curva de atendimento está muito próxima da nossa linha de capacidade de atendimento. Chegarão, no decorrer desta semana, alguns profissionais da Força Nacional do SUS. São 10 enfermeiros e 7 médicos. Além disso, a construção do hospital de campanha em Manaus. Esse hospital de campanha já foi liberado pelo Ministério da Saúde. Ele deverá ser referência para atendimento da população indígena.” 

O Ministério da Saúde também detalhou dados de incidência do coronavírus por capitais. O maior volume é em Fortaleza, com 573 casos a cada 1 milhão de habitantes. Em seguida vêm São Paulo, Manaus, Macapá e Florianópolis.

De todas os estados, apenas Tocantins ainda não registou mortes por Covid-19. O estado tem, ao todo, 26 casos da doença.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, voltou a chamar atenção para a circulação simultânea de outras doenças respiratórias. Segundo o secretário, essa época do ano é o período com maior incidência de casos.

“Temos falado que estamos em um período em que a circulação de vírus respiratórios é intensa. Por isso, o ministro tem falado sistematicamente, que esse é o período de maior atenção porque naturalmente, historicamente, temos a maior frequência de casos.” 

O balanço do Ministério da Saúde apontou ainda 74% das vítimas eram pessoas acima de 60 anos. Cerca de 75% tinham ao menos um fator de risco.

Para mais informações, acesse saude.gov.br/coronavirus. 

Áudio
Áudio

O balanço do Ministério da Saúde apontou ainda 74% das vítimas eram pessoas acima de 60 anos. Cerca de 75% tinham ao menos um fator de risco.

Para mais informações, acesse saude.gov.br/coronavirus. 
 

Últimas notícias

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Sobre a repórter

Thiago Marcolini

Jornalista formado há quatro anos, com experiência em redação, rádio e assessoria de imprensa. Trabalhou na cobertura da Copa do Mundo 2014 e nas duas últimas eleições presidenciais. Antes de ingressar na equipe do Brasil61, passou pela Band News FM, Agência Brasília, além de ter trabalhado também com comunicação corporativa.