Desenvolvimento Regional - Desastres naturais·11 de outubro de 2022

No Uruguai, Defesa Civil Nacional participa de encontro para debater ações de redução de desastres naturais no Mercosul

Objetivo é discutir soluções para melhorar, instalar e potencializar as capacidades internas de cada país-membro

Por
Áudio · 00:01:13
Ouvir áudio · 00:01:13Copiar texto

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, participa, nesta quarta-feira (12), da Reunião de Ministros e Altas Autoridades de Gestão Integral de Riscos e Desastres (RMAGIR). O evento, que será realizado em Montevidéu, no Uruguai, reúne países do Mercosul e é uma importante ação para a discussão de soluções para melhorar, instalar e potencializar as capacidades internas de cada país-membro.

O objetivo do encontro é colaborar para a redução da vulnerabilidade das populações em casos de desastres. O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves, e o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, representam o MDR no evento.

“Esta é uma reunião muito importante, porque trata do intercâmbio entre os países para a redução dos desastres e dos riscos. Ela nos possibilita uma convergência de ações para que avancemos no nosso continente e para que a nossa população seja mais segura”, destaca o secretário Alexandre Lucas Alves. “Temos a oportunidade de compartilhar boas práticas, avançar nas cooperações entre os países e, consequentemente, fazer com que a nossa população avance na sua segurança contra desastres no nosso bloco do Mercosul”, completa.

Sobre a RMAGIR

Os países integrantes do Mercosul, na XLIX Reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC), em 20 de dezembro de 2015, em Assunção, no Paraguai, decidiram criar a Reunião de Ministros e Altas Autoridades de Gestão Integral de Riscos de Desastres (RMAGIR), com o objetivo de assessorar e propor medidas, políticas e ações no mais alto nível em matéria de gestão integral de riscos de desastres.

As principais funções do RMAGIR são: definir prioridades na área da gestão integral de riscos de desastres da região; propor políticas sub-regionais transfronteiriças de gestão integral de riscos de desastres baseadas em realidades nacionais, apoiadas na troca de informações, pesquisa, inovação, experiências e assessoramento técnico e científico; e promover a criação de uma plataforma Mercosul sobre gestão de riscos de desastres integrada pelos países que fazem parte do bloco.

A Defesa Civil nacional participa, nesta quarta-feira, 12 de outubro, da Reunião de Ministros e Altas Autoridades de Gestão Integral de Riscos e Desastres.

O evento será realizado em Montevidéu, no Uruguai, e vai reunir os países do Mercosul. O objetivo do encontro é colaborar para a redução da vulnerabilidade das populações em casos de desastres.

Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, destaca a importância do evento para o Brasil.

TEC/SONORA: Alexandre Lucas 

“O nosso objetivo é trocar experiências para avançar na redução dos desastres, na redução dos riscos em nossos países. É um momento importante porque nós temos oportunidade de compartilhar boas práticas, avançar nas cooperações entre os países e, consequentemente, fazer com que a nossa população avance na sua segurança contra desastres no nosso território, no nosso bloco do Mercosul”

Para mais informações sobre ações do governo federal em proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br.

Reportagem, Gabriel Navajas

Últimas notícias

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte