Saúde·12 de março de 2018

MINUTO DA SAÚDE: Macacos são aliados da população no combate a febre amarela

<p>Animal &eacute; muito importante para identificar regi&otilde;es com poss&iacute;veis surtos da doen&ccedil;a</p>

Por Agência do Rádio
Áudio · 00:01:50
Ouvir áudio · 00:01:50Copiar texto

O vírus da febre amarela é transmitido somente pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da Dengue. Muitas das vezes, pessoas associam que macacos também causam o aumento da proliferação da doença. Na realidade, este animal é o primeiro sinal de que alguma região possa vir a sofrer com surtos da febre amarela. Por isso, é necessário de que a população, em regiões de risco, como cidade próximas a matas e rios, estejam vacinados para que não sofram com este tipo de doença. O Consultor científico do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz, Reinaldo de Menezes, explica a importância dos macacos no combate da patologia.

“O mosquito que transmite a doença, se tirarmos os macacos, os mosquitos irão atrás de outra fonte de sangue, que seremos nós. Então, vai ser pior. Além disso, o macaco, principalmente o buginho, ele é um sinalizador da circulação do vírus, a gente fica sabendo onde a vacinação é prioritária, onde tem macacos morrendo por conta do vírus. Portanto, essa atitude, além de uma coisa cruel, é ineficaz e até mesmo prejudicial.”

Busquem as unidades de saúde que estão distribuindo a vacina. Devem se vacinar contra a febre amarela apenas pessoas que moram nas áreas de recomendação da vacina ou até 10 dias antes de viajar para essas regiões. Para adultos que tomaram a primeira dose há menos de dez anos também não há necessidade de adiantar a dose de reforço. Para se imunizar, lembre-se de levar um documento com foto e o cartão de vacina. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br/febreamarela.

Últimas notícias

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Sobre a repórter

Agência do Rádio